PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

Banca de QUALIFICAÇÃO: PATRICIA MEDEIROS DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PATRICIA MEDEIROS DE LIMA
DATA: 29/08/2014
LOCAL: PPGC - SALA 111
TÍTULO: Uma Análise da Utilização da Infografia Interativa no Webjornalismo Através do Site do Jornal Folha de São Paulo.
PALAVRAS-CHAVES: Webjornalismo; Infografia Interativa; Teoria da comunicação e do Jornalismo; Web.
RESUMO: Inserida no contexto do advento das tecnologias digitais e do webjornalismo, a proposta de estudo consiste em realizar uma análise de como a Infografia Interativa vem sendo utilizada no webjornalismo. Essa análise se dará através do Site da Folha de São Paulo devido a sua relevância no campo das inovações tecnológicas diante do jornalismo no ambiente digital, como também a sua importância no contexto da infografia no webjornalismo. O desenvolvimento tecnológico e as novas formas de comunicação causadas por meio da Cultura da Internet são fatores que determinaram as reconfigurações do jornalismo e o crescente desenvolvimento de infográficos para noticiar. Os dispositivos tecnológicos permitiram que os infográficos evoluíssem no contexto do ambiente digital, possibilitando a interação do receptor por meio da manipulação de áudio, vídeo e animação, tornando a informação mais atrativa e de fácil compreensão. Inserida no webjornalismo, a infografia interativa tem ganhado espaço e papel importante, pois permite a exibição de dados de forma dinâmica e multimídia. Diante disso, analisaremos por meio de um estudo de caso como a infografia interativa é utilizada para noticiar e se neste contexto inserida na perspectiva da Teoria da comunicação e do Jornalismo, como a newsmaking, os infográficos seguem uma construção jornalística na composição do que é disponibilizado para o receptor. Este estudo propõe-se a analisar e descrever como os infográficos interativos são compostos dentro dos critérios jornalísticos, tomando como corpus da pesquisa alguns infográficos interativos do Site da Folha de São Paulo.
Interno - 337889 - CLAUDIO CARDOSO DE PAIVA
Presidente - 401182 - ED PORTO BEZERRA