PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOCEANE GOMES DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOCEANE GOMES DOS SANTOS
DATA: 18/11/2014
LOCAL: PPGC - SALA 111
TÍTULO: Mídias, Redes Sociais e Campanha Política. Interação, transmidiação e convergência midiática na eleição/2012 para Prefeito de João Pessoa.
PALAVRAS-CHAVES: Narrativa Transmídia; Convergência Midiática; Redes Sociais; Campanha Política.
RESUMO: A imprensa, o rádio e a televisão historicamente têm ocupado lugares estratégicos, no que diz respeito à propaganda eleitoral, principalmente, no que concerne ao uso da sua linguagem pelos candidatos. Com o advento da internet e redes sociais, verificam-se modificações nas técnicas, linguagens e narrativas midiáticas, assim como os regimes de participação e sociabilidade, particularmente no contexto da televisão, devido à força deste veículo junto ao eleitorado (Jost). Dentre as mudanças ocorridas na comunicação digital, ressaltam os processos "transmídia" (Jenkins), "interação" (Primo)e "convergência midiática" (Bastos & Castro), em que se fundem as linguagens das diferentes mídias. Isto exige novas competências comunicativas da parte dos usuários, incluindo os candidatos a cargos políticos (Fausto Neto). E ao mesmo tempo, transformações importantes incidem sobre a televisão, a sua verticalidade e o seu"monopólio da fala" (Sodré), passando a conviver com a horizontalidade da internet e das redes sociais, que abrem espaço para o diálogo, a crítica, e a comunicação colaborativa, o que implica em empoderamento da audiência e maior interatividade dos eleitores. Convém notar, no contexto da comunicação interativa das mídias ou redes sociais, no Twitter e depois no Facebook, a inserção de dispositivos técnicos chamados hashtags, que são palavras-chave precedidas de (#) ou (@) servindo de índex, link, usadas para identificar mensagens relacionadas a um tópico específico (Recuero). Tal recurso será importante, na experiência de marketing político, para referir as informações sobre este ou àquele candidato, ou partido político (Wilson Gomes). O presente trabalho pretende estudar as narrativas utilizadas nas campanhas dos candidatos a prefeito da cidade de João Pessoa-PB e almeja observar os processos de "transmidiação" "interatividade" e "convergência midiática". Busca examinar como as redes sociais vêm se constituindo em um locus propício para a divulgação das mensagens eleitorais, e o uso da "narrativa transmidiática" no ambiente político. A convergência midiática impõe uma nova rotina ao trabalho dos profissionais atuantes na área política, exigindo que estes adaptem sua linguagem às contingências da "nova comunicação" (Chareaudau). A comunicação compartilhada das redes gera modos de interação e sociabilidade, estimulando os cidadãos-eleitores a defenderem os seus próprios interesses, fazerem suas escolhas e tomarem suas próprias decisões, sem priorizar as ambições lucrativas como na comunicação corporativa (Antoun & Malini). Logo, propomos uma análise das redes sociais Twitter e o Facebook, por terem sido as mais utilizadas no período eleitoral de 2012. O estudo focaliza as micronarrativas e conversações das comunidades no facebook, verificando na campanha eleitoral como as hashtags utilizadas favorecem ou prejudicam os candidatos (cf. Amaral, Recuero & Montardo).
Presidente - 337889 - CLAUDIO CARDOSO DE PAIVA
Interno - 337362 - MARCOS ANTONIO NICOLAU