PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

Banca de QUALIFICAÇÃO: WALDELIO PINHEIRO DO NASCIMENTO JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WALDELIO PINHEIRO DO NASCIMENTO JUNIOR
DATA: 12/12/2014
LOCAL: PPGC - SALA 111
TÍTULO: Cotidiano, cultura popular e identidade na TV comunitária Canal Capibaribe – PE.
PALAVRAS-CHAVES: Televisão Comunitária, Identidade, Cultura Popular, Cotidiano, Participação.
RESUMO: Os impactos da modernidade modificaram as relações sociais e interferiram na formação e conservação das comunidades tradicionais, em grande parte por conta das transformações advindas das relações comerciais do capitalismo e dos processos culturais da globalização, que encontram na cultura, na educação e mídia hegemônica, suportes para difusão e manutenção de ideologias que, em sua maioria, não possuem espaços afirmativos para a diversidade, a cultura popular, nem tampouco para as minorias e suas lutas sociais. Na contramão deste processo, as próprias comunidades étnicas e tradicionais têm produzido, por meio de elementos e tradições da cultura popular, formas de resistência às influências globais e mensagens midiáticas. Entre estas formas de sobrevivência estão os meios de comunicação comunitários, espaços afirmativos voltados à autonomia, ao protagonismo e à alteridade. Em 2001, em Recife – PE, foi criada a primeira emissora comunitária, via cabo, do Nordeste brasileiro – o Canal Capibaribe, que tem como finalidade a abertura de espaço na mídia às comunidades em situação de risco, minorias étnicas e sociais. Neste aspecto, figuram na pauta do canal, grupos de cultura alternativa, popular e folclórica, além de manifestações religiosas de matrizes africanas e indígenas. A fim de garantir voz aos diversos agrupamentos socioculturais, o Canal Capibaribe também realiza oficinas de formação crítica e cidadã, além de capacitação em produção audiovisual com indivíduos das comunidades. Das experiências de inclusão digital, possibilitadas pelas oficinas, surgem matérias e documentários que retratam as dificuldades e os aspectos positivos de seu cotidiano, numa atividade tipicamente folkcomunicacional. Os jovens participantes destas ações se identificam, uns com os outros, mesmo de localidades diversas, e com suas lutas sociais, além de ter sua própria cultura valorizada, o que contribui para o aumento de sua autoestima e a reafirmação das identidades. Este estudo intenta compreender o papel da comunicação comunitária na produção ou no revigoramento dos laços de comunhão e solidariedade, vitais para o desenvolvimento dos ideais comunitários. A pesquisa qualitativa aqui realizada, cuja base é um estudo de caso, utilizará método exploratório, com abordagem dialética e amparada pelos Estudos Culturais, pela Folkcomunicação e outras disciplinas voltadas à compreensão da comunicação popular. Desse modo, intenta-se compreender as relações entre o Canal Capibaribe e a comunidade, verificando como a emissora comunitária se apresenta enquanto espaço de registro e veiculação da cultura popular, enquanto a segunda se apropria dos meios e da técnica de produção para constituir novos espaços de expressão e veiculação de seu cotidiano, reafirmando e fortalecendo as identidades e os laços comunitários.
Presidente - 336943 - HENRIQUE PAIVA DE MAGALHAES
Externo à Instituição - LUIZ CUSTODIO DA SILVA