PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: JOCÉLIO DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOCÉLIO DE OLIVEIRA
DATA: 10/04/2015
HORA: 09:00
LOCAL: PPGC - SALA 118
TÍTULO: SOBRE 'MENTES VAZIAS' E CIDADÃOS DE BEM: Experiência, cotidiano e consumo na recepção do telejornal policial Correio Verdade
PALAVRAS-CHAVES: Correio Verdade. Telejornal policial. Estudo de Recepção. Etnografia.
PÁGINAS: 143
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
SUBÁREA: Teoria da Comunicação
RESUMO: Nessa pesquisa analiso as relações entre o público e o programa Correio Verdade, telejornal policial da TV Correio, emissora afiliada da Rede Record na Paraíba. É feita uma revisão de literatura sobre o tema em pesquisas brasileiras. Parto de reflexões sobre o consumo e a recepção midiática, baseado em autores como Canclini (1995) e Martin-Barbero (1995), além de Tondato (2010) e Douglas e Isherwood (2006), com foco na capacidade comunicativa do consumo e suas dimensões simbólica e distintiva, assim como na duração do processo de significação dos conteúdos midiáticos. Esse aporte é complementado pela sociologia do cotidiano de Maffesoli (1985) e sua compreensão de que o cotidiano como um estilo é capaz de revelar as formas de ser e agir de uma determinada época. Além dessas, outra entrada que faço se dá pelo caminho da experiência estética em Dewey (2010). Para o autor, experimentamos o mundo a partir da interação com objetos externos a nós. Como metodologia, optei por uma abordagem etnográfica, compreendo os interlocutores como representantes de um circuito por onde passam e onde vivem. Foram aplicadas técnicas como a observação participante, entrevista semiestruturada, anotações em caderno de campo e registro fotográfico dessas experiências. Três famílias do bairro de Mandacaru em João Pessoa (PB) foram acompanhadas enquanto assistiam ao telejornal. Em cada uma delas convivi durante o período de um mês. Foi possível perceber que a prática de aconselhamento desenvolvida pelo apresentador Samuka Duarte é um dos itens que mais geram identificação entre o público e o programa. Há a representação de que bandidos é o oposto do trabalhador, a partir da noção de “mente vazia”. Além disso, valores partilhados entre o público e apresentador sobre bandidos e violência urbana, associada a uma descrença na competência do Estado e da política também vinculam consumidores e produtores. Por fim, a dimensão do riso e alívio, em assistir TV enquanto diversão, completam o estreitamento dos vínculos entre esses dois eixos do processo comunicativo.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 336943 - HENRIQUE PAIVA DE MAGALHAES
Externo à Instituição - LUCIANA MARIA RIBEIRO DE OLIVEIRA
Interno - 2324279 - OLGA MARIA TAVARES SETUBAL