PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

Banca de DEFESA: PATRICIA MEDEIROS DE LIMA

DISCENTE: PATRICIA MEDEIROS DE LIMA
DATA: 14/04/2015
LOCAL: Sala 111 do PPGC
TÍTULO: NOVOS PARADIGMAS PRODUTIVOS DA NOTÍCIA: USOS DA INFOGRAFIA INTERATIVA NA PRÁTICA WEBJORNALÍSTICA
PALAVRAS-CHAVES: Webjornalismo. Infografia Interativa. Teoria do Jornalismo. Infonotícias.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
SUBÁREA: Teoria da Comunicação
RESUMO: Inserida no contexto das tecnologias digitais e da prática webjornalística, a proposta de estudo desta dissertação consiste em realizar uma análise de como a Infografia Interativa vem sendo utilizada para noticiar. Será feita tendo como base o Site da Folha de São Paulo em razão da sua relevância no campo das inovações tecnológicas do jornalismo digital, como também a sua importância no contexto da infografia. O desenvolvimento tecnológico e as novas formas de comunicação causadas por meio da Cultura da Internet são fatores que determinaram as reconfigurações do jornalismo e o crescente desenvolvimento de notícias infográficas. Os dispositivos digitais permitiram que os infográficos evoluíssem no contexto multimídia, possibilitando a interação do receptor por meio da manipulação de áudio, texto, vídeo e animação, tornando a informação mais atrativa e de fácil compreensão. Considerada como desdobramento da dinâmica do webjornalismo, a infografia interativa tem ganhado espaço e papel relevantes, por permitir a exibição de dados de forma multimodal. Diante disso, analisaremos infográficos interativos do tipo jornalístico e como o fenômeno das infonotícias pode ser compreendido a partir da prática produtiva do jornalismo contemporâneo.
Presidente - 401182 - ED PORTO BEZERRA
Interno - 337362 - MARCOS ANTONIO NICOLAU