PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

Banca de DEFESA: NAYARA KLECIA OLIVEIRA LEITE

DISCENTE: NAYARA KLECIA OLIVEIRA LEITE
DATA: 28/02/2022
LOCAL: Videoconferência (meet.google.com/tti-feog-scp)
TÍTULO: NARRATIVAS SERIADAS COMPLEXAS: A CONSTRUÇÃO DA PERSONAGEM NA SÉRIE BONECA RUSSA
PALAVRAS-CHAVES: Personagem. Narrativas complexas. Tempo narrativo. Focalização. Boneca Russa.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo analisar a construção da personagem Nadia Vulvokov, protagonista da série Boneca russa, da Netflix. A narratologia serviu de base analítica para a compreensão não apenas da categoria personagem, como também tempo narrativo e focalização, devido à relevância no contexto narrativo da série, bem como da relação que tais categorias estabelecem entre si no decorrer da mesma. Analisa-se ainda a forma não convencional com a qual os elementos tempo e focalização são construídos na série a partir do conceito de narrativas complexas, que possibilitou observar aspectos complexificadores que se entrelaçam e contribuem para a construção da personagem na manipulação do tempo em loop, assim como na mudança de foco narrativo a partir da chegada de um novo personagem que passa a coprotagonizar a série. No campo da personagem, busca-se compreender de que forma a narrativa ficcional seriada tem construído olhares sobre o feminino e representado cada vez mais “mulheres difíceis”, ou complexas, capazes de romper com padrões de construção estereotipados, apresentando características mais próximas do anti-heróismo por suas imperfeições e ambiguidades do que da irretocabilidade das heroínas de outrora. Os diálogos e intertextualidades que a série desenvolve, principalmente a partir das bonecas russas ou matrioskas e dos espelhos, possibilitaram o aprofundamento da análise de Nadia e revelaram subjetividades essenciais para a compreensão da jornada da personagem. A série Boneca russa apresenta, portanto, uma narrativa complexa, tanto no que refere à manipulação do tempo narrativo quanto da focalização, mas, especialmente, pela construção de personagens que se diferenciam dos padrões convencionais de representação, sobretudo femininas, apontando para uma tendência pós-moderna dessas produções no contexto da narrativa ficcional seriada.
Externo ao Programa - 1755375 - ALLANA DILENE DE ARAUJO DE MIRANDA
Presidente - 1356709 - LUIZ ANTONIO MOUSINHO MAGALHAES