PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

Banca de DEFESA: GIOVANNA OLIVEIRA LIMA DE ABREU

DISCENTE: GIOVANNA OLIVEIRA LIMA DE ABREU
DATA: 29/05/2015
LOCAL: PPGC - SALA 118
TÍTULO: A SOBERANIA DOS DADOS VERSUS A AUTONOMIA DO USUÁRIO: BIG DATA, INTERNET DAS COISAS E ANONIMATO
PALAVRAS-CHAVES: Big Data. Internet das Coisas. Anonimato. Dataficação. Autonomia do usuário.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
SUBÁREA: Teoria da Comunicação
RESUMO: A interação entre sociedade e tecnologia presente no contexto da midiatização, potencializada por processos e ferramentas como o Big Data e a Internet das Coisas são a base de avanços científicos que vêm, paulatinamente, transformando o nosso cotidiano. Com o fenômeno do Big Data capta-se uma torrente de dados, gerando infinitas possibilidades de conexões e controle. A Internet das Coisas, por sua vez, está relacionada às redes de dispositivos embarcados que se comunicam uns com os outros de forma automatizada para ajudar a tornar nossas vidas mais eficientes, porém mais vulneráveis. Na era da computação pervasiva e da dataficação, qualquer tentativa de salvaguardar nossos dados parece insuficiente. Assim, este estudo traz uma reflexão sobre o oposicionismo entre as ideias de liberdade como atributo essencial para o compartilhamento de informações online e a soberania conquistada através do controle dos dados, além de examinar as implicações da vigilância sobre a autonomia do usuário. Para compreender os vínculos entre as mediações, a rede e os integrantes desse sistema interconectado, adotamos a Teoria Ator-Rede (LATOUR, 2012). Essa teoria do social insere-se também como metodologia, lançando os princípios norteadores para elaboração da pesquisa. Outro ponto relevante é a compreensão das diferenças conceituais entre as ações de vigilância, controle e monitoramento (LEMOS, 2009). O trabalho, dividido em duas partes e seus respectivos capítulos, conta ainda com a análise de algumas tentativas de resistência ao controle imposto aos integrantes da esfera pública interconectada, e com apontamentos às antinomias referentes, em específico, ao anonimato, uma das principais formas de oposição ao monitoramento instaurado na rede. Por estarmos diante de um processo em franco desenvolvimento, conclusões exatas e certeiras não são possíveis. Todavia, se não formos, desde já, capazes de estabelecer limites para essa nova sociedade digital, então correremos o risco de vermos naufragar direitos vitais para o bom funcionamento da sociedade em prol da inovação e da conveniência.
Interno - 337889 - CLAUDIO CARDOSO DE PAIVA
Externo ao Programa - 3380685 - EDVALDO CARVALHO ALVES