PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

Banca de DEFESA: WILLIAM BEZERRA DA SILVA

DISCENTE: WILLIAM BEZERRA DA SILVA
DATA: 28/04/2022
LOCAL: Videoconferência ( meet.google.com/upu-vpny-ydv )
TÍTULO: A construção de imagens e discursos em documentários em curta-metragem realizados por crianças e adolescentes: um estudo de caso do projeto semente escola de educação audiovisual
PALAVRAS-CHAVES: Cinema. Crianças e jovens. Curta-documentário. Representação de si. Pertencimento.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO: O presente estudo busca compreender de que maneira crianças e adolescentes constroem imagens e discursos de si e do seu ambiente em curtas-documentários. Para tanto, investiga produções documentais realizadas por este público dentro das ações do projeto Semente – Escola de Educação Audiovisual, realizado no estado da Paraíba, de forma a compreender o potencial do cinema enquanto ferramenta de construção identitária e pertencimento mesmo para sujeitos tão jovens. Tomando como objeto de análise dois curtas produzidos no âmbito do Semente em comunidades periféricas, foram realizadas análises sobre os discursos e as imagens baseados no pensamento de autores como Stuart Hall (2006;2016) – no que diz respeito a questões culturais e de representações – ; Bill Nichols (2010) – ao abordar a percepção e a sensibilidade do documentário na contemporaneidade – ; Cezar Migliorin (2015) – sobre o cinema como dispositivo de aprendizagem – ; e Paulo Freire (2003) – ao instanciar a pedagogia da autonomia como caminho de formação do sujeito. A partir da análise do discurso e das características das imagens geradas por crianças e adolescentes, bem como do enquadramento social feito por eles como forma de delimitar um espaço narrativo, foi possível confirmar a hipótese de que mesmo realizadas por sujeitos em tão pouca idade, tais produções apresentam convergências quanto a ações e posicionamentos identitários, sociopolíticos e representacionais de si e do outro.
Externo à Instituição - DOUGLAS MOSAR MORAIS RESENDE
Presidente - 3153649 - FLÁVIA AFFONSO MAYER