PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

Banca de DEFESA: MAYARA PRAXEDES MEDEIROS DA TRINDADE

DISCENTE: MAYARA PRAXEDES MEDEIROS DA TRINDADE
DATA: 28/04/2022
LOCAL: Videoconferência (https://meet.google.com/xuj-dmsx-fhy)
TÍTULO: Aspectos da narrativa transmídia como estratégia comunicacional no telejornalismo da TV Correio, afiliada da Record TV na Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Narrativa transmídia, convergência midiática, telejornalismo, jornalismo, televisão, TV Correio.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO: Esta dissertação tem como objetivo analisar aspectos da narrativa transmídia (e se esses aspectos existem por terem sido pensados com esse intuito, ainda na etapa da produção) presentes no conteúdo jornalístico da TV Correio, afiliada da RecordTV no estado da Paraíba, caracterizados por informações distribuídas em mídias distintas, indo além do conteúdo transmitido na grade de programação tradicional da emissora. Para tal, foram realizadas revisões de literatura acerca dos processos de transmidiação e das especificidades da narrativa transmídia na televisão contemporânea e no telejornalismo, comparando-as e interligando-as com as estratégias comunicacionais utilizadas pela Correio. Nesta pesquisa, partimos do pressuposto de que a narrativa transmídia representa todas as histórias contadas por meio de múltiplas mídias, despertando o interesse de um público disposto a acompanhar os desdobramentos de uma informação por meio de diferentes plataformas, monitorando o desenrolar de uma história, migrando entre mídias e consumindo, assim, o seu formato favorito. Estão recortados como objetos empíricos de pesquisa, cinco edições de cada um dos principais telejornais exibidos pela emissora, para todo o estado. Portanto, parte do instrumental metodológico contou com o acompanhamento, observação e análise de telejornais, sendo eles o Correio Verdade e o Jornal da Correio, assim como o Instagram, website e Youtube da emissora, apontando as extensões transmídia identificadas no decorrer da etapa observacional. A análise em si foi realizada em torno de dois eixos: a) a análise da narrativa empreendida de forma intencional, de modo a identificar aspectos comunicacionais que podem funcionar como transmídia ou que se assemelham ao objetivo principal do formato, que é o de contar uma só história por meio de mídias diferentes; b) a tentativa inconsciente de migrar públicos entre mídias distintas, sendo a inconsciência uma realidade não caracterizada como narrativa transmídia. Os resultados obtidos indicam que os aspectos de narrativa transmídia identificados no telejornalismo da TV Correio são, em sua maioria, desenvolvidos de forma inconsciente, ou seja, são produzidos com a intenção de migrar conteúdos e públicos entre variadas plataformas mas, em sua totalidade, não estimulam esses públicos em todas as etapas, característica essencial para que uma narrativa seja identificada como transmídia. Isso se deve ao fato de que os produtores de conteúdo midiático que fazem parte do corpus desta análise encontram, no decorrer do desenvolvimento das informações a serem distribuídas, limitações operacionais que os impedem de conhecer a fundo o público-alvo do próprio produto. Logo, a organização narrativa não se complementa, uma vez que não há participação ativa do público em todas as camadas que compõem uma narrativa transmídia, dentro do conceito aqui trabalhado.
Externo à Instituição - FERNANDO FIRMINO DA SILVA
Interno - 1621684 - RODRIGO MARTINS ARAGAO