PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de DEFESA: FILIPE CARVALHO DE ALMEIDA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FILIPE CARVALHO DE ALMEIDA
DATA: 26/06/2015
HORA: 10:00
LOCAL: PPGC sala 111
TÍTULO: O livro digital como processo hipermidiático: a reconfiguração dos papéis do leitor, autor e editor no contexto dos usos e práticas editoriais.
PALAVRAS-CHAVES: Livro digital. Processo hipermidiático. Práticas editoriais.
PÁGINAS: 94
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
SUBÁREA: Teoria da Comunicação
RESUMO: Após uma longa trajetória, com a utilização de diversos materiais da natureza como suporte, o livro apresenta-se sob um novo formato, o digital. Depois de conviver por mais de 500 anos com o livro vinculado ao impresso, a sociedade midiatizada depara-se com novas práticas e o ciberespaço fornece a infraestrutura necessária para a disseminação do texto eletrônico, agora personificado pela imaterialidade. Passamos a estudar, então, o conceito de livro não apenas como um importante suporte de aquisição de conhecimento, mas também, o seu uso na contemporaneidade como um processo hipermidiático, formado por diversos atores sociais e abarcando o setor editorial de maneira mais ampla. Nosso objetivo, portanto, constitui-se no estudo desse processo, a partir do tripé autor, leitor e editor, e dos novos usos e práticas geradas pelo advento do livro digital no âmbito da cibercultura. Para tal, realizamos uma pesquisa qualitativa, de caráter empírico, visando buscar informações recorrentes da crescente adoção dos eBooks na sociedade contemporânea, e utilizamos a Teoria Fundamentada para compreender as mudanças que estão ocorrendo no setor editorial. A partir da análise, percebemos que, apesar da dinamicidade da produção e difusão do livro digital, o mercado editorial se mantém baseado em um modelo de negócios muito forte com o livro impresso. Por outro lado, o livro digital vem demonstrando um potencial capaz de suprir novas necessidades que surgiram no contexto da cibercultura, muito mais pelo poder midiático de interação e compartilhamento de conteúdo do que pela própria tecnologia que o sustém.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 337362 - MARCOS ANTONIO NICOLAU
Interno - 336943 - HENRIQUE PAIVA DE MAGALHAES
Externo ao Programa - 1203616 - GUILHERME ATAIDE DIAS