PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

Banca de QUALIFICAÇÃO: LINCOLN FERDINAND OLIVEIRA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LINCOLN FERDINAND OLIVEIRA SILVA
DATA: 14/07/2015
LOCAL: PPGC - SALA 111
TÍTULO: A cibercinefilia e o império dos fãs: Novas práticas midiáticas no universo audiovisual ficcional
PALAVRAS-CHAVES: Cibercinefilia. Práticas midiáticas. Audiovisual ficcional.
RESUMO: Entre as muitas formas de participação encontradas na internet, observa-se a presença do cinéfilo, o amante do cinema, aquele que tem a sétima arte bem mais que um mero entretenimento. Nota-se que este passou por algumas transformações nas suas características definidoras essenciais no decorrer do tempo, e, no presente momento, assume uma postura diferenciada, proporcionando, assim, implicações e efeitos na indústria cultural e no modo de consumir cinema na era digital. Passando, então, por uma análise da cinefilia até chegar à sua versão cibernética, entendendo um pouco da cultura das séries e a figura do ciberteléfilo, e comentando rapidamente a videofilia que se instaurou com a dominação do vídeo na era da internet, pretende-se enxergar um novo tipo de sujeito. Aquele que não se restringe aos padrões e lógicas das mídias de massa em questão, mas que deleita seu interesse nos produtos audiovisuais ficcionais, podendo estes serem feitos para cinema, televisão ou seja qual for o meio. Sendo assim, objetiva-se não apenas mapear as manifestações que o cibercinéfilo vem desenvolvendo na rede mundial de computadores e entender de que forma eles se apropriam das mídias digitais criando seus próprios modos de produção na internet. Também questiona-se a possibilidade de enquadrar os fãs de séries televisivas na mesma categoria dos cibercinéfilos.
Interno - 2174892 - BERTRAND DE SOUZA LIRA
Interno - 1584406 - MARCEL VIEIRA BARRETO SILVA