PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

Banca de DEFESA: THALITA FERNANDES DE SALES

DISCENTE: THALITA FERNANDES DE SALES
DATA: 31/05/2022
LOCAL: Videoconferência ( https://meet.google.com/joo-bqiw-nws )
TÍTULO: Captar o passado: a película como estratégia de referencialidade histórica em "Era Uma Vez Em... Hollywood"
PALAVRAS-CHAVES: cinematografia; efeito de passado; Era Uma Vez Em Hollywood; nostalgia analógica; película; Quentin Tarantino.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO: O presente trabalho pretende investigar o uso do formato de captação analógico no longa-metragem Era Uma Vez Em... Hollywood (2019). Por meio de uma análise fílmica, buscou-se compreender como as escolhas da direção de fotografia, em conjunto com as características físicas da película, evocam o tempo passado na textura audiovisual da obra. Um dos objetivos da pesquisa foi analisar como o emprego das bitolas de 35mm, 16mm e Super 8 concordam com o período histórico e com as condições produtivas da indústria cinematográfica dos anos de 1960, ao mesmo tempo em que se adequam aos códigos e padrões visuais estabelecidos pela cultura midiática. Outro objetivo foi estudar como a operação do filme fotoquímico, em meio a um cinema hegemonicamente digital, pode ser percebida como mais uma das assinaturas que marcam a direção de Quentin Tarantino. Entre as conclusões apresentadas, encontra-se que o passeio entre diferentes bitolas, formatos e janelas de exibição ao longo da obra auxiliam o espectador a se situar narrativamente, fazem alusão a diferentes materiais audiovisuais produzidos entre os anos de 1950 e 1960, e colaboram com cenários, figurinos e trilha sonora para evocar a atmosfera da Los Angeles em 1969.
Externo ao Programa - 2794616 - AGDA PATRICIA PONTES DE AQUINO
Presidente - 1584406 - MARCEL VIEIRA BARRETO SILVA