PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: LAIS TOLENTINO MUNIZ CAMPOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAIS TOLENTINO MUNIZ CAMPOS
DATA: 20/08/2015
HORA: 10:00
LOCAL: PPGC - Sala 111
TÍTULO: A RECONFIGURAÇÃO DA PRÁTICA DISCURSIVA PUBLICITÁRIA NOS BLOGS DE MODA FEMININA
PALAVRAS-CHAVES: Blogs de moda. Prática discursiva. Publicidade.
PÁGINAS: 66
RESUMO: A cibercultura e os processos de midiatização provocaram transformações na instância publicitária. A segmentação e a saturação das audiências estimulada pelo aparecimento de diferentes dispositivos de comunicação levou a publicidade a adaptar-se às necessidades do novo consumidor, impactado pelas novas tecnologias de comunicação e informação, e passou a determinar estratégias que posicionassem os anunciantes nos ambientes digitais frequentados por ele. Com o surgimento dos blogs, a produção discursiva da publicidade teve mudanças tanto textuais quanto mudanças no polo de emissão. Nestes ambientes, não havia uma instância superior que determinava e manipulava as informações. Os blogueiros e seus leitores produziam seus próprios discursos. Dentro do universo da popularização dos blogs, como plataforma de troca de informações e conteúdo, o segmento da moda foi um dos que mais cresceu. Com o aumento da audiência dos blogs de moda, as premissas de colaboração, compartilhamento e recomendação foram esquecidas e esses blogs passaram a incorporar interesses de mercado e consumo a partir das publicações patrocinadas pela publicidade. Neste sentido, os discursos das blogueiras de moda, que antes traduziam experiências pessoais, passam a integrar em sua composição objetivos de divulgação exigidas pelos anunciantes. Desse modo, o objetivo desta pesquisa é realizar um estudo sobre a reconfiguração da prática discursiva publicitária constituída por blogueiras em suas relações e processos comunicacionais com as leitoras nos blogs de moda femininos. Com este estudo, poderemos compreender o fenômeno da descentralização do polo emissor, um dos princípios da cibercultura, que gerou novas possibilidades de distribuição de conteúdo nos blogs de moda e proporcionou mudanças também da prática publicitária nestes ambientes. Para viabilizar o estudo proposto, utilizamos o método de Análise do discurso para demonstrar como as práticas discursivas publicitarias nos blogs de moda se reconfiguraram a partir da dinâmica comunicacional entre blogueiras e leitoras nestas plataformas. A AD nos permitirá, em primeiro lugar, categorizar os tipos de discursos publicitários presentes nestes ambientes para, em seguida, identificar em cada uma das categorias, as especificidades que determinaram o surgimento dessa nova prática discursiva publicitárias no contexto dos blogs de moda.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 337889 - CLAUDIO CARDOSO DE PAIVA
Presidente - 337362 - MARCOS ANTONIO NICOLAU
Externo à Instituição - ROGÉRIO LUIZ COVALESKI