PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: LAIS TOLENTINO MUNIZ CAMPOS
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAIS TOLENTINO MUNIZ CAMPOS
DATA: 20/08/2015
HORA: 10:00
LOCAL: PPGC - Sala 111
TÍTULO: A RECONFIGURAÇÃO DA PRÁTICA DISCURSIVA PUBLICITÁRIA
NOS BLOGS DE MODA FEMININA
PALAVRAS-CHAVES: Blogs de moda. Prática discursiva. Publicidade.
PÁGINAS: 66
RESUMO: A cibercultura e os processos de midiatização provocaram transformações na instância
publicitária. A segmentação e a saturação das audiências estimulada pelo aparecimento
de diferentes dispositivos de comunicação levou a publicidade a adaptar-se às
necessidades do novo consumidor, impactado pelas novas tecnologias de comunicação e
informação, e passou a determinar estratégias que posicionassem os anunciantes nos
ambientes digitais frequentados por ele. Com o surgimento dos blogs, a produção
discursiva da publicidade teve mudanças tanto textuais quanto mudanças no polo de
emissão. Nestes ambientes, não havia uma instância superior que determinava e
manipulava as informações. Os blogueiros e seus leitores produziam seus próprios
discursos. Dentro do universo da popularização dos blogs, como plataforma de troca de
informações e conteúdo, o segmento da moda foi um dos que mais cresceu. Com o
aumento da audiência dos blogs de moda, as premissas de colaboração,
compartilhamento e recomendação foram esquecidas e esses blogs passaram a
incorporar interesses de mercado e consumo a partir das publicações patrocinadas pela
publicidade. Neste sentido, os discursos das blogueiras de moda, que antes traduziam
experiências pessoais, passam a integrar em sua composição objetivos de divulgação
exigidas pelos anunciantes. Desse modo, o objetivo desta pesquisa é realizar um estudo
sobre a reconfiguração da prática discursiva publicitária constituída por blogueiras em
suas relações e processos comunicacionais com as leitoras nos blogs de moda
femininos. Com este estudo, poderemos compreender o fenômeno da descentralização
do polo emissor, um dos princípios da cibercultura, que gerou novas possibilidades de
distribuição de conteúdo nos blogs de moda e proporcionou mudanças também da
prática publicitária nestes ambientes. Para viabilizar o estudo proposto, utilizamos o
método de Análise do discurso para demonstrar como as práticas discursivas
publicitarias nos blogs de moda se reconfiguraram a partir da dinâmica comunicacional
entre blogueiras e leitoras nestas plataformas. A AD nos permitirá, em primeiro lugar,
categorizar os tipos de discursos publicitários presentes nestes ambientes para, em
seguida, identificar em cada uma das categorias, as especificidades que determinaram o
surgimento dessa nova prática discursiva publicitárias no contexto dos blogs de moda.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 337889 - CLAUDIO CARDOSO DE PAIVA
Presidente - 337362 - MARCOS ANTONIO NICOLAU
Externo à Instituição - ROGÉRIO LUIZ COVALESKI