PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: SIMONE PEREIRA DE MACEDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SIMONE PEREIRA DE MACEDO
DATA: 27/08/2015
HORA: 10:00
LOCAL: PPGC - Sala 111
TÍTULO: Cinema em tempos de barbárie: o potencial classista da estética de Sérgio Bianchi
PALAVRAS-CHAVES: Sérgio Bianchi. Classes sociais e cinema. Estudo do estilo.
PÁGINAS: 51
RESUMO: A presente dissertação é fruto de nossa pesquisa sobre a filmografia do cineasta brasileiro Sérgio Bianchi. Pautou-se pelo objetivo de verificar a existência e as características de sua crítica social no âmbito formal, isto é, nas formas de expressão de imagem e, por vezes, em sua interação com o som. Ou seja, procuramos nos deter no seu estilo cinematográfico, suas marcas recorrentes, sua assinatura, em toda a sua produção. Buscamos apontar a relação entre os procedimentos estilísticos por ele adotados e as tradições cinematográficas, em termos de mise-en-shot e montagem. O que significa dizer que tivemos por pretensão indicar o lugar da obra deste diretor no seu contexto histórico de produção. Além disso, visamos aprender e contribuir com as pesquisas sobre as potencialidades da forma fílmica no processo de fortalecimento do desenvolvimento da narrativa cinematográfica. Tendo em vista o fato de sua produção estar marcada por algum tipo de crítica social, procuramos selecionar sequências de seus filmes que tratam das relações de dominação social e nacional, que considera as relações sociais entre as diferentes classes sociais, no interior de uma mesma classe e quando ela atinge a autodeterminação dos povos. Através da análise e interpretação dessas sequências, buscamos responder a seguinte questão: como Sérgio Bianchi materializa essas relações de dominação de classes, quais os procedimentos estilísticos que adota e como eles contribuem para contar as histórias que colocam em jogo essas relações? Partimos da hipótese de que a crítica social deste cineasta, particularmente a concepção classista que defende ter, se expressa também na dimensão formal (cinematográfica) de seus filmes, tendo em conta alguns esquemas que adota, que parecem subverter a lógica do cinema hegemônico hollywoodiano (clássico narrativo).
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2174892 - BERTRAND DE SOUZA LIRA
Presidente - 1584406 - MARCEL VIEIRA BARRETO SILVA
Externo ao Programa - 3126590 - TELMA CRISTINA DELGADO DIAS FERNANDES