PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

Banca de DEFESA: JOCEANE GOMES DOS SANTOS

DISCENTE: JOCEANE GOMES DOS SANTOS
DATA: 11/08/2015
LOCAL: PPGC - Sala 111
TÍTULO: REDES SOCIAIS E CAMPANHA POLÍTICA: CONVERGÊNCIA MIDIÁTICA NA ELEIÇÃO DE 2012 PARA PREFEITO DE JOÃO PESSOA
PALAVRAS-CHAVES: Narrativa Transmídia. Convergência Midiática. Redes Sociais. Campanha Política.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
SUBÁREA: Teoria da Comunicação
RESUMO: A imprensa, o rádio e a televisão historicamente têm ocupado lugares estratégicos no que diz respeito à propaganda eleitoral, principalmente, quanto ao uso de sua linguagem pelos candidatos. Com o advento da internet e redes sociais, verificam-se modificações nas técnicas, linguagens e narrativas midiáticas, assim como novos regimes de participação e sociabilidade, particularmente no contexto da televisão, devido à força deste veículo junto ao eleitorado. Dentre as mudanças ocorridas na comunicação digital, ressaltam-se os processos “transmídia” (JENKINS, 2009), “interação” (PRIMO, 2007) e “convergência midiática” (CASTRO & DUARTE, 2010), em que se fundem as linguagens das diferentes mídias. Neste sentido, o presente trabalho contempla as narrativas utilizadas nas campanhas dos candidatos a prefeito da cidade de João Pessoa-PB, observando os processos de “transmidiação” “interatividade” e “convergência midiática”. Para tanto, busca examinar como as redes sociais vêm se constituindo em locus propício para a divulgação das mensagens eleitorais e o uso da “narrativa transmidiática” no ambiente político. A convergência midiática impõe um novo modus operandi na rotina de trabalho dos profissionais atuantes na área política, exigindo que estes reconheçam o poder da comunicação em rede e adaptem sua linguagem às contingências dessa “nova comunicação” (CHAREAUDAU, 2008). A comunicação compartilhada das redes gera modos de interação e sociabilidade, estimulando os cidadãos-eleitores a defenderem os seus interesses, fazer suas escolhas e tomar suas próprias decisões, sem priorizar as ambições lucrativas da comunicação corporativa (ANTOUN & MALINI, 2013). Nesta perspectiva, propomos uma análise das redes sociais Twitter e o Facebook, considerando a eficácia de sua utilização no período eleitoral de 2012.
Presidente - 337889 - CLAUDIO CARDOSO DE PAIVA
Externo à Instituição - FERNANDO FIRMINO DA SILVA