PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

Banca de QUALIFICAÇÃO: KALYNE DE SOUZA VIEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KALYNE DE SOUZA VIEIRA
DATA: 26/08/2015
LOCAL: PPGC - Sala 111
TÍTULO: NET-ATIVISMO: REDES SOCIAIS E AS INTERAÇÕES DO MOVIMENTO #POENOROTULO
PALAVRAS-CHAVES: net-ativismo; interação; cibercultura; põe no rótulo
RESUMO: A presente pesquisa investigar a constituição do movimento net-ativista “Põe no Rótulo”, que surgiu nas redes sociais digitais em fevereiro de 2014, com objetivo de sensibilizar a sociedade para a necessidade de informações claras e precisas sobre ingredientes alergênicos nos rótulos de alimentos. O estudo tem como objetivo principal compreender o modo como as interações entre sujeitos, tecnologias, territórios e redes digitais produziram esta ação net-ativista. A hipótese da pesquisa é que as novas tecnologias de comunicação e informação produzem uma ambiência capaz de aproximar e conectar humanos e não humanos em torno de questões comuns. Para compreender esta ambiência, optou-se pelo recorte teórico que reconhece o net-ativismo na perspectiva da ação e da interação em rede, na qual diretrizes da Teoria Ator-Rede, do Ato Conectivo, da Cosmopolítica, da Ecologia Política e da Transfiguração do Político são chaves importantes. No âmbito da comunicação, é realizado um panorama que releva o papel da comunicação no desenvolvimento da sociedade, centrando a análise na sociedade em rede, na cibercultura e na cultura da participação. O estudo investiga as interações do movimento “Põe no Rótulo” seguindo a hashtag #poenorotulo nas plataformas do Facebook, Twitter e Instagram, no período de fevereiro de 2014 a julho de 2015, através da metodologia da cartografia da controvérsia.
Presidente - 337889 - CLAUDIO CARDOSO DE PAIVA
Interno - 337362 - MARCOS ANTONIO NICOLAU