PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIEL DE ANDRADE LORENZO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIEL DE ANDRADE LORENZO
DATA: 27/08/2015
LOCAL: PPGC sala 111
TÍTULO: FÉ, INCLUSIVE NAS REDES SOCIAIS: Casamento igualitário segundo a Igreja Comunidade Metropolitana em João Pessoa.
PALAVRAS-CHAVES: Redes sociais. Comunicação institucional. Igrejas inclusivas.
RESUMO: O material à qualificação integra a pesquisa netnográfica sobre a comunicação comunitária digital da Igreja Comunidade Metropolitana- João Pessoa em rede social. Dialogando através de métodos indutivo e hipotético-dedutivo foram produzidas hipóteses especulativas, que, expostas a uma narrativa cotidiana de reflexões sobre teorias da comunicação e mídias digitais, elucidaram limites e limitações do compartilhamento de conteúdo religioso em rede social virtual. Observamos o desenvolvimento de bolhas ideológicas onde à intenção a conversão de novos adeptos à religião no Facebook tem seus efeitos atenuados diante de algoritmos de proximidade. Em contrapartida, percebe-se o compartilhamento de conteúdo de inspiração cristã como forma de testificar a experiência cristã em comunidade, e, simultaneamente, propagar representatividade segundo princípios do que o cientista social Watts (2013) sugere como efeitos Halo e Mateus. Por entender a comunicação segundo processos fluídos, e inexatos, de relação e interação, optou-se por fundamentar a pesquisa através de diálogos entre as teorias da Escola de Palo Alto e percepções sobre alteridade, presenteísmo, dicotomias, cibercotidianidades em rede social, senso comum e manutenção de valores religiosos em publicações amadoras na rede social Facebook. A dissertação se propõe a investigar a propagação em rede social de uma interpretação dogmática inclusiva, através da observação participativa numa comunidade evangélica em desenvolvimento em João Pessoa, que enaltece o casamento religioso entre pessoas do mesmo sexo.
Externo ao Programa - 1287701 - ADRIANO AZEVEDO GOMES DE LEON
Interno - 337889 - CLAUDIO CARDOSO DE PAIVA