PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

Banca de QUALIFICAÇÃO: LORENA SIMONE NASCIMENTO BARROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LORENA SIMONE NASCIMENTO BARROS
DATA: 31/08/2015
LOCAL: PPGC - Sala 111
TÍTULO: Comunicação e aprendizagem em tempos de mobilidade tecnológica: estudo acerca do uso de ferramentas móveis aplicadas à educação a distância e presencial
PALAVRAS-CHAVES: Comunicação. Aprendizagem. Dialogia. Mídias Móveis.
RESUMO: A pesquisa investigou o intercruzamento entre o campo da Comunicação e os processos de aprendizagem intermediados pelas interfaces dos dispositivos móveis, considerando a convergência de conteúdos de Comunicação e Artes nos contextos da educação a distância (EAD) e da educação presencial. Como aporte teórico buscamos apoio nos conceitos desenvolvidos por V. Flusser (2007), C. Marcondes Filho (2008) e M. Buber (2001) sobre a Comunicação; e para nortear as concepções sobre a aprendizagem procuramos subsídios em P. Freire (1996, 1987, 1980, 1979); L. Vygotsky (2007, 1998); e G. Wells (1999). Como ponto de partida no percurso da investigação analisamos a Comunicação e a aprendizagem intercruzando seus conceitos, observados sob à luz da dialogia. Seguimos com a identificação dos avanços tecnológicos obtidos pelo uso de dispositivos móveis conectados à internet através de um levantamento catalográfico a respeito da EAD. Ao final, lançamos um olhar sobre os espaços da internet dos cursos de Pedagogia (EAD), Letras (EAD) e Comunicação em Mídias Digitais (presencial), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), para entender como as mídias móveis vêm sendo utilizadas nos processos de aprendizagem praticados nestes cursos. O procedimento metodológico desta investigação se fundamentou na pesquisa bibliográfica de caráter exploratório, empírico e de mapeamento. O objeto foi analisado a partir de um estudo multicasos. Três cursos foram selecionados em modalidades distintas, dois deles pertencentes a EAD e um presencial. A análise permitiu comparar as duas vertentes de ensino com relação as práticas de aprendizagem apoiadas em mídias móveis.
Externo à Instituição - CARMEN VIRGINIA MONTENEGRO SA BARRETO
Interno - 337889 - CLAUDIO CARDOSO DE PAIVA