PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIZABETH OLEGÁRIO BEZERRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELIZABETH OLEGÁRIO BEZERRA DA SILVA
DATA: 28/08/2015
LOCAL: PPGC-Sala 111
TÍTULO: O COTIDIANO E O MODERNO: UMA ANALÍSE DAS NARRATIVAS DO SUPLEMENTO LITERÁRIO CORREIO DAS ARTESNAS DECÁDAS DE 40 E 50
PALAVRAS-CHAVES: Cotidiano, Imaginário ,Narrativas, Correio das Artes
RESUMO: A presente pesquisa visa analisar as narrativas do Correio das Artes, suplemento literário vinculado ao Jornal A União, da Paraíba. Com sessenta e cinco anos de existência o suplemento d’ A União além de ser considerado um importante registro historiográfico e documental do Estado da Paraíba, e também considerado o mais antigo suplemento literário ainda em circulação no Brasil. Desta maneira, este estudo objetiva analisar como o imaginário social pessoense condicionou e influenciou na elaboração do suplemento, e como suplemento em contrapartida contribuiu para a formação deste imaginário. A fim de observar como esse fictício, ou melhor, como esse imaginário perfurou e preencheu essas narrativas tornando-as singular. Está pesquisa busca na cotidianidade que perpassa o suplemento entender como se deu a estruturação da vida cotidiana de João Pessoa. Sendo assim, tentaremos observar como o cotidiano da cidade surge dentro dessas narrativas e como suplemento é a pulsão desse olhar sobre a cidade. Portanto, tentaremos responder ao longo dessa dissertação a seguinte questão central: quais imagens sobre suplemento e sobre a cidade de João Pessoa estão presentes no texto jornalístico do Correio das Artes? Sendo assim utilizaremos como corpus as narrativas que pertencem as décadas de 40 e 50. A escolha desse feixe temporal seu deu por estás décadas fazerem parte da “fase mais importante deste suplemento”. Neste sentido, utilizaremos como ferramentas teórico-metodológicas conceitos da Fenomenologia da Comunicação Aplicada ao Cotidiano, propondo, assim, um deslocamento ou um desvio no modo de observar as linguagens midiáticas contidas nessas narrativas.
Interno - 336943 - HENRIQUE PAIVA DE MAGALHAES
Externo ao Programa - 337098 - HILDEBERTO BARBOSA DE ARAUJO FILHO