PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

Banca de DEFESA: WALDELIO PINHEIRO DO NASCIMENTO JUNIOR

DISCENTE: WALDELIO PINHEIRO DO NASCIMENTO JUNIOR
DATA: 28/08/2015
LOCAL: PPGC-Sala 111
TÍTULO: COTIDIANO, CULTURA POPULAR E IDENTIDADE NA TV COMUNITÁRIA CANAL CAPIBARIBE-PE
PALAVRAS-CHAVES: Televisão Comunitária; Identidade; Cultura Popular; Cotidiano; Participação.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
SUBÁREA: Teoria da Comunicação
RESUMO: Os impactos da modernidade modificaram as relações sociais e interferiram na formação e conservação das comunidades tradicionais. Parte disso ocorreu por conta das transformações advindas das relações comerciais do capitalismo e dos processos culturais da globalização, que encontram na cultura, na educação e mídia hegemônica, suportes para difusão e manutenção de ideologias que, em sua maioria, não possuem espaços afirmativos para a diversidade, para as minorias e suas lutas sociais. Na contramão desse processo, as próprias comunidades étnicas e tradicionais têm produzido, por meio de elementos e tradições da cultura popular, formas de resistência às influências globais e mensagens midiáticas. Entre estas formas, estão os meios de comunicação comunitários, espaços afirmativos voltados à autonomia, protagonismo e alteridade. Em 2001, em Recife-PE, foi criada a primeira emissora comunitária, via cabo, do Nordeste brasileiro – o Canal Capibaribe, que tem como finalidade a abertura de espaço na mídia às comunidades em situação de risco, minorias étnicas e sociais. Figuram na pauta do canal, grupos de cultura alternativa, popular e folclórica, além de manifestações religiosas de matrizes africanas e indígenas. A fim de garantir voz aos diversos agrupamentos socioculturais, o Canal também realiza oficinas de formação crítica e cidadã, além de capacitação em produção audiovisual com indivíduos das comunidades – de onde surgem matérias e documentários que retratam as dificuldades e os aspectos positivos do seu cotidiano, numa atividade tipicamente folkcomunicacional. Os jovens participantes destas ações, além de ter sua própria cultura valorizada, se identificam com suas lutas sociais, o que contribui para o aumento da autoestima e a reafirmação das identidades. Este estudo intenta compreender o papel da comunicação comunitária na produção ou no revigoramento dos laços de comunhão e solidariedade, vitais para o desenvolvimento dos ideais comunitários. A pesquisa qualitativa realizada, cuja base é o estudo de observação, utiliza método exploratório, com abordagem dialética amparada especialmente pelos Estudos Culturais e pela Folkcomunicação. Intenta-se compreender as relações entre o Canal Capibaribe e a comunidade, verificando como a emissora comunitária se faz espaço de registro e veiculação da cultura popular, enquanto a segunda se apropria dos meios e da técnica de produção para constituir novos espaços de expressão e veiculação do cotidiano, reafirmando e fortalecendo as identidades e os laços comunitários.
Presidente - 336943 - HENRIQUE PAIVA DE MAGALHAES
Externo à Instituição - LUIZ CUSTODIO DA SILVA