PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: LUANA ELLEN DE SALES INOCENCIO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUANA ELLEN DE SALES INOCENCIO
DATA: 31/08/2015
HORA: 09:00
LOCAL: PPGC-Sala 111
TÍTULO: O Meme é a Mensagem: cultura memética, entretenimento digital e estética remix na cultura participativa
PALAVRAS-CHAVES: Meme. Entretenimento. Cultura Digital. Estética Remix. Cultura Participativa.
PÁGINAS: 205
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
SUBÁREA: Teoria da Comunicação
RESUMO: Como uma espécie de folclore pós-moderno, os memes de internet são artefatos da cultura digital, elaborados por interagentes que ressignificam assuntos cotidianos, conteúdos midiáticos e discursos sociopolíticos por meio do humor. Ao observar como esse processo se realiza, esta pesquisa visa problematizar o intenso fluxo da cultura audiovisual amadora, guiada pela reapropriação memética, que os interagentes produzem e circulam como forma de entretenimento, articulando um arcabouço teórico da cibercultura em busca de novas hipóteses para o fenômeno. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é investigar de que forma a ressignificação criativa de conteúdos audiovisuais - utilizando-se de softwares de edição para criar paródias, remixes ou mashups - permite a estruturação coletiva de uma experiência lúdica do consumo e interpretação dos produtos culturais. Para tanto, é realizado um mapeamento dos gêneros da linguagem memética, buscando categorizá-los a partir de uma taxonomia que permita identificar suas particularidades, seus modos de construção simbólica, de síntese e ressignificação em suas interfaces plásticas e sensíveis. A pesquisa visa ainda observar as relações interacionais, cognitivas e de sociabilidade implícitas nesse processo, no qual a partir de um conjunto de termos e referências, um imaginário específico é reconhecido e intensamente vivenciado pelos interagentes, constituindo uma rica amostra da intimidade dos fãs com seu universo diegético. Como elemento articulador desta investigação, serão analisados os memes criados e compartilhados a partir de dois grandes eventos midiáticos, o Oscar 2014 e o Grammy 2015, buscando compreender como a indústria do entretenimento potencializa a imersão discursiva do fã-espectador nesses eventos, através do encadeamento de performances catalisadoras de memes e discursos segmentados, pautados em elementos que reconfiguram a experiência midiática do fã-espectador da cultura pop.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1584406 - MARCEL VIEIRA BARRETO SILVA
Presidente - 1322090 - THIAGO SOARES