PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIZABETH OLEGÁRIO BEZERRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELIZABETH OLEGÁRIO BEZERRA DA SILVA
DATA: 28/10/2015
LOCAL: PPGC - Sala 111
TÍTULO: COTIDIANO E O MODERNO: UMA ANÁLISE DAS NARRATIVAS DO SUPLEMENTO LITERÁRIO CORREIO DAS ARTES NAS DÉCADAS DE 40 E 50
PALAVRAS-CHAVES: Cotidiano. Imaginário. Narrativas. Correio das Artes.
RESUMO: A presente pesquisa visa analisar como se dá a construção do imaginário nas narrativas do Correio das Artes, suplemento literário vinculado ao jornal paraibano A União. Com sessenta e cinco anos de existência, o suplemento d’A União além de ser considerado um importante registro historiográfico e documental do Estado da Paraíba, é também o mais antigo suplemento literário ainda em circulação no Brasil. Dessa maneira, este estudo objetiva analisar como o imaginário social pessoense condicionou e influenciou na elaboração dessa produção jornalística, e como o Correio das Artes, em contrapartida, contribuiu para a formação do imaginário da capital paraibana. Nesse sentido, a investigação visa observar como esse fictício - e ainda, como esse imaginário - perfurou e preencheu essas narrativas, tornando-as singulares. Esta pesquisa busca, na cotidianidade que perpassa o suplemento, entender como se deu a estruturação da vida cotidiana de João Pessoa. Sendo assim, tentaremos observar como o cotidiano da capital surge dentro dessas narrativas e como o Correio das Artes é a pulsão desse olhar sobre a cidade. Portanto, tentaremos responder ao longo dessa dissertação a seguinte questão central: quais imagens sobre o suplemento e sobre a cidade de João Pessoa estão presentes no texto jornalístico do Correio das Artes? Sendo assim, utilizaremos como corpus as narrativas que pertencem às décadas de 1940 e 1950. A escolha desse feixe temporal se deu por tais décadas fazerem parte da fase mais importante deste suplemento (ARAÚJO FILHO, 2000). Nesse sentido, utilizaremos como ferramentas teórico-metodológicas alguns conceitos da Fenomenologia da Comunicação Aplicada ao Cotidiano, propondo, assim, um deslocamento ou um desvio no modo de observar as linguagens midiáticas contidas nessas narrativas.
Externo ao Programa - 337098 - HILDEBERTO BARBOSA DE ARAUJO FILHO
Interno - 2337501 - SANDRA RAQUEW DOS SANTOS AZEVEDO