PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

Banca de DEFESA: LUIZ CANDOIA DOS SANTOS NETO

DISCENTE: LUIZ CANDOIA DOS SANTOS NETO
DATA: 11/07/2023
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: O DISPOSITIVO HORÁRIO GRATUITO DE PROPAGANDA ELEITORAL: uma análise de suas características comunicacionais e estratégias de endereçamento
PALAVRAS-CHAVES: HGPE; Dispositivo; Endereçamento; Documentário; Telerreportagem; Marketing.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO: O Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) faz parte da cultura democrática e televisiva brasileira, sendo uma importante ferramenta para o fortalecimento da cidadania. O presente estudo investiga como diferentes dispositivos audiovisuais são articulados no HGPE, configurando ele mesmo como um dispositivo social, na acepção de Foucault (1996), Agamben (2005; 2008), Deleuze (1996) e Braga (2011; 2017). É igualmente basilar na pesquisa o pensamento de Eco (1979, 1993) sobre autor e leitor modelo e endereçamento para a compreensão das dinâmicas de interação e de poder entre candidato e eleitores no âmbito HGPE. Tomando como objeto de análise os programas televisivos do então candidato Cícero Lucena à prefeitura de João Pessoa em 2020, foi possível demonstrar a articulação do dispositivo documental, telerreportagem e do marketing na constituição do HGPE.
Presidente - 3153649 - FLÁVIA AFFONSO MAYER
Externo à Instituição - JÚLIO CÉSAR MACHADO PINTO