PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: ANGELICA GOUVEIA BRITO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANGELICA GOUVEIA BRITO
DATA: 21/07/2023
HORA: 14:30
LOCAL: Videoconferência (https://meet.google.com/bph-fzfj-ujk)
TÍTULO: NOVO FORMATO, ANTIGA FORMA: O CANAL DE YOUTUBE MARIA CLARA E JP E O USO DO LÚDICO COMO ESTRATÉGIA PERSUASIVA PARA O CONSUMO INFANTIL
PALAVRAS-CHAVES: infâncias; lúdico; publicidade infantil; YouTube; Maria Clara e JP.
PÁGINAS: 126
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO: Nesta pesquisa buscou-se analisar a relação existente entre infâncias; publicidade; ludicidade e a atuação do brincar utilizada nas publicações do canal de YouTube Maria Clara e JP com objetivo de identificar de que forma o uso do lúdico e da brincadeira nos vídeos, voltados para crianças, se relacionam e colaboram com formas de publicidade de produtos dirigidos ao público infantil. Foram analisados cinco vídeos publicados no respectivo canal no período de janeiro de 2021 a julho de 2022. Este estudo foi dividido em capítulos. No primeiro capítulo é introduzido o objeto de estudo da análise aqui apresentada. No segundo capítulo, como forma de iniciar os estudos é trazida a trajetória metodológica que foi percorrida para o desenvolvimento da pesquisa. Já no terceiro foram abordadas as infâncias; as histórias das infâncias e o desenvolvimento psicológico das crianças. No quarto capítulo o ponto fundamental foi o brincar, bem como a criança e a sua importante relação com o lúdico e a brincadeira. No quinto capítulo foi trazida para a discussão a plataforma do YouTube e suas relações com as publicações direcionadas ao público infantil, o uso lúdico e a atuação do brincar nelas. No sexto, o assunto principal é o próprio canal Maria Clara e JP em que é abordada a sua história e o licenciamento dos produtos da marca. E no sétimo capítulo foram apresentadas as análises dos vídeos que fazem parte do objeto desta pesquisa. Os resultados encontrados evidenciam a existência da publicidade dirigida ao público infantil nos vídeos que buscam dialogar com as crianças como pares e reforçam a necessidade de que o poder público atue de forma mais efetiva para evitar o desrespeito à proteção da infância e que a sociedade participe mais ativamente e passe a cobrar transparência, qualidade e legalidade nas ações de quem fornece e do que é fornecido às crianças como entretenimento e lazer.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2440088 - EUNICE SIMOES LINS
Interno - 3153649 - FLÁVIA AFFONSO MAYER
Externo à Instituição - Izabela Domingues da Silva