PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

Banca de DEFESA: ARTHUR DA COSTA LIMA

DISCENTE: ARTHUR DA COSTA LIMA
DATA: 31/08/2023
LOCAL: https://meet.google.com/vwz-xunz-mph
TÍTULO: PROCESSOS NARRATIVOS NO VIDEOGAME: ENREDO, HISTÓRIA E TEMPO NO JOGO HER STORY
PALAVRAS-CHAVES: Narrativa, Tempo, Enredo, História, Videogame, Her Story
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO: A presente pesquisa trata acerca de como a narrativa acontece no jogo eletrônico Her Story, lançado em 2015 e desenvolvido pelo game designer Sam Barlow. Para tanto, objetivou-se investigar como os videogames, em especial, o jogo Her Story conta uma narrativa, levando em consideração os aspectos narrativos como quem é o narrador e quais são os seus papéis, qual a importância da interatividade para a narrativa no nosso objeto, qual a importância da ordem cronológica para a narrativa do nosso objeto e do que trata o enredo e a história do jogo escolhido. Para isto, analisamos Her Story (2015) e identificamos todas as cenas, descrevendo-as para a aplicação e articulação das teorias acerca da narrativa apresentadas por Genette (1972), Bordwell e Thompson (2008). Como resultado, identificamos e categorizamos, tanto dentro do enredo quanto da história e através da articulação teórica dos autores supracitados, quem são e quais os papéis dos narradores, os aspectos temporais e a importância da ordem cronológica para o entendimento de uma narrativa. Concluiu-se que Her Story (2015) conta sua narrativa através da organização dos eventos dentro de uma ordem cronológica, sendo o tempo um fator crucial para a narrativa.
Externo à Instituição - DANIEL NEVES ABATH LUNA
Interno - 1101817 - IVAN MUSSA TAVARES GOMES