PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

Banca de DEFESA: LUCAS RIBEIRO MENDES

DISCENTE: LUCAS RIBEIRO MENDES
DATA: 31/08/2023
LOCAL: meet.google.com/bei-hvvt-mxt
TÍTULO: ENTRE AUSÊNCIAS E PERTENCIMENTO: UMA COMPOSIÇÃO CARTOGRÁFICA DO CORPO NEGRO NAS FOTOGRAFIAS DAS PLACAS DE FORMATURA NO ESPAÇO UNIVERSITÁRIO.
PALAVRAS-CHAVES: Fotografia. Cartografia. Placas de formatura. Raça. Universidade.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO: O espaço público visual no Brasil foi constituído e fundamentado por muitas ações racistas ao longo da nossa história. Os espaços de ensino e aprendizagem muitas vezes acabam também sendo um território de reprodução e proliferação do racismo. Neste caso, buscamos compreender como as fotografias presentes nas placas de formatura dispostas no espaço público da Universidade Federal da Paraíba, mais especificamente de estudantes do curso de Direito do campus da cidade de Santa Rita, afetam a memória coletiva de pessoas negras no espaço universitário. Esta dissertação apresenta uma pesquisa cartográfica que busca, primeiramente, mapear espaços sociais estabelecidos historicamente, a partir de um olhar voltado para investigar a presença das pessoas negras nesses lugares, para, posteriormente, propor uma desterritorialização, linhas de fuga, a subversão e profanação de dispositivos racistas, na construção de um novo território a partir das questões postas. Assim, além da análise de imagens, a metodologia desta pesquisa inclui a ministração de uma oficina de fotografia contra-colonial e a escrevivência de um diário de campo. Os objetivos são: (i) realizar um levantamento documental acerca da história da população negra em sua relação com o ambiente universitário no Brasil; (ii) compreender o que compõe o jogo fotográfico das placas de formatura; (iii) realizar uma oficina de fotografia decolonial; (iv) propor uma intervenção no território da universidade levando em conta os afetos e subjetividades das pessoas negras que ali frequentam. Soulages (1998), Sontag (2004), Dubois (1994), Deleuze & Guattari (2015, 2012, 2011), Almeida (2017), Halbwachs (1977) Kilomba (2019), entre outros irão compor o caminho da cartografia. Articularmos as questões fotográficas com as questões de pertencimento, raça, memória e afetos, buscando decifrar o que se esconde nas frestas, no infotografável e nos silêncios.
Externo ao Programa - 2794616 - AGDA PATRICIA PONTES DE AQUINO
Externo à Instituição - DANIEL RODRIGO MEIRINHO DE SOUZA