PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

Banca de DEFESA: DANIEL DE ANDRADE LORENZO

DISCENTE: DANIEL DE ANDRADE LORENZO
DATA: 22/02/2016
LOCAL: PPGC-Sala 111
TÍTULO: TEOLOGIA INCLUSIVA NAS REDES SOCIAIS: Evangelização inclusiva segundo a Igreja Comunidade Metropolitana em João Pessoa
PALAVRAS-CHAVES: Alteridade. Facebook. Comunicação institucional. Igrejas inclusivas.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
SUBÁREA: Teoria da Comunicação
RESUMO: A dissertação apresenta estudo sobre a intenção à propagação, em rede social, de peças publicitárias institucionais de inspiração à interpretação dogmática cristã inclusiva. O estudo foi produzido através da observação participativa numa comunidade evangélica em desenvolvimento em João Pessoa, e que busca se diferenciar enaltecendo a importância do casamento religioso entre pessoas do mesmo sexo. Dialogando através de métodos indutivo e hipotético-dedutivo foram, primeiramente, produzidas hipóteses especulativas, que, expostas a narrativa cotidiana de reflexões sobre teorias da comunicação e mídias digitais, elucidaram limites e limitações do evangelismo inclusivo em conteúdo religioso compartilhado em rede social virtual. De forma a compreender o cotidiano em comunidade, desenvolveu-se a pesquisa para avaliar hipóteses sobre a visibilidade institucional do movimento em rede social em contraste com a crescente dispersão de público. Observamos o desenvolvimento de bolhas ideológicas onde à propagação da mensagem inclusiva, em busca de novos adeptos ao cristianismo inclusivo na rede social Facebook, tem seus efeitos atenuados desde os algoritmos de proximidade a contradições interpretativas motivadas pela simplificação dicotômica de argumentos. Em contrapartida, percebe-se o compartilhamento de conteúdo de inspiração cristã como expressão individual de testificar a experiência religiosa em comunidade, e, simultaneamente, propagar a representatividade segundo princípios do que Watts (2013) sugere como efeitos Halo e Mateus. Neste contexto, a pesquisa científica em comunicação social é apresentada como leitura metodológica de recortes de processos fluídos, inexatos, e fundamentais a compreensão do estudo através de diálogos entre teorias da Escola de Palo Alto e percepções sobre o cibercotidiano em fórum virtual da ICM João Pessoa na rede social Facebook.
Externo ao Programa - 1287701 - ADRIANO AZEVEDO GOMES DE LEON
Interno - 1804010 - ALBERTO RICARDO PESSOA