PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

Banca de DEFESA: ROSE KELLY ARAUJO LIMA

DISCENTE: ROSE KELLY ARAUJO LIMA
DATA: 27/11/2023
LOCAL: Videoconferência (https://meet.google.com/ddw-xwta-dey)
TÍTULO: RELAÇÕES DE TRABALHO E A (RE)ORGANIZAÇÃO DO MOVIMENTO SOCIAL CINECLUBISTA: A EXPERIÊNCIA DO “MOVIMENTA CINECLUBE”
PALAVRAS-CHAVES: cineclubismo; organização; relações de trabalho; comunicação.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO: A dissertação tem como objetivo analisar as relações de trabalho na organização do movimento social cineclubista contemporâneo pernambucano, com foco nas experiências promovidas pela rede Movimenta Cineclube (PE) - fundado em 2019 e articulada até o ano de 2021. O trabalho dá ênfase às experiências cineclubistas fomentadoras de circuitos de exibição, que se utilizam do cinema e do debate, enquanto modalidade específica de formação crítica de indivíduos e coletivos. Em relação aos procedimentos metodológicos, o presente trabalho recorreu à pesquisa bibliográfica e documental. Para tanto, buscar-se-á combinar contextualização histórica da cadeia produtiva cineclubista em alguns períodos distintos, a fim de indicar a situação dos cineclubes ativos em determinados momentos, suas atividades, seus projetos, filmes em exibição, aspectos de sua organização e alguns problemas enfrentados por seus trabalhadores pernambucanos. Por fim, também elementos da legislação trabalhista poderão auxiliar na compreensão da conjuntura política e econômica vivida em cada época. A dissertação se torna relevante diante do compromisso com a problematização das contradições que envolvem a maneira de agir e interagir dos processos de trabalho ao qual está submetido o cineclubista. Diante do exposto fica evidente que o cineclubismo possibilita aos sujeitos desenvolver relações de trabalho.
Presidente - 1533170 - CAROLINE DELEVATI COLPO
Interno - 1140700 - FELLIPE SÁ BRASILEIRO