PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: LAYS DE LIMA ALPINO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAYS DE LIMA ALPINO
DATA: 30/10/2024
HORA: 10:00
LOCAL: https://meet.google.com/dzi-mzdo-hmt
TÍTULO: MODELOS DE NEGÓCIOS EM PODCASTS DO BRASIL: análise das formas de financiamento dos podcasts O Assunto, Café da Manhã, Não Inviabilize e Psicologia na Prática.
PALAVRAS-CHAVES: Podcast; Mídia Sonora; Modelos de Negócio; Convergência Midiática; Monetização
PÁGINAS: 104
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO: O presente trabalho traz um mapeamento e busca definir quais são os modelos de negócios em podcasts no Brasil, considerando quatro dos podcasts mais ouvidos do país nas plataformas Spotify e Apple Podcasts. Compõem o corpus da pesquisa dois podcasts informativos e dois de outros gêneros. Os podcasts informativos são O Assunto e Café da Manhã,sendo este, uma produção exclusiva do Spotfy. Os outros dois podcasts foram Não Inviavbilize e Psicologia na Prática, este, também, exclusivo Spotify. Uma vez que nosso país é o terceiro, no ranking mundial, que mais consome podcast e, apesar de carregar influências das formas de comercialização do rádio, a convergência midiática trouxe modificações a este modelo. O caminho metodológico proposto para conduzir essa pesquisa foi análise de conteúdo, considerando aspectos da economia política da comunicação e da indústria cultural, bem como a análise histórica das influências econômicas que mostram os caminhos percorridos pelos tradicionais produtos das indústrias de mídia, permitindo elencar similaridades e distanciamentos do podcast. Como ponto de partida, levamos em consideração o entendimento da história do rádio no Brasil. Além disso, analisamos os dados fornecidos pelas principais agregadoras de podcasts, Spotify e Apple, a fim de obter métricas de audiência, consumo e monetização dos dez podcasts mais ouvidos no Brasil em 2023. Assim como o rádio tradicional, os podcasts têm adotado principalmente o modelo de financiamento baseado em publicidade. Como também a adoção de estratégias de assinatura e transações, que fortalecem o vínculo e a fidelização da audiência. Diante desse cenário, conclui-se que os atuais modelos de negócios em podcasts trazem oportunidades para o cenário comercial de mídia sonora no Brasil, com a possibilidade de gerar valor tanto para os produtores quanto para os usuários
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1063236 - PATRICIA MONTEIRO CRUZ MENDES
Presidente - 1621684 - RODRIGO MARTINS ARAGÂO