PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de DEFESA: LAIS TOLENTINO MUNIZ CAMPOS
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAIS TOLENTINO MUNIZ CAMPOS
DATA: 26/07/2016
HORA: 10:00
LOCAL: PPGC - SALA 111
TÍTULO: APROPRIAÇÃO DE GÊNEROS E DISCURSOS PUBLICITÁRIOS: COMO A PUBLICIDADE E AS BLOGUEIRAS CONSTRUÍRAM RELAÇÕES CONSENSUAIS NA INTERAÇÃO COM AS LEITORAS NOS BLOGS DE MODA FEMININA
PALAVRAS-CHAVES: Blogs de moda. Gêneros discursivos. Linguagem publicitária. Blogueiras. Leitoras. Interações.
PÁGINAS: 106
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
SUBÁREA: Teoria da Comunicação
RESUMO: O campo da publicidade sofreu transformacoes de discurso desde seus primeiros registros ate a chegada da Internet. No ambito da cibercultura, a publicidade experimentou mudancas no polo de emissao em que ja nao era a unica a produzir conteudo e a comunicacao contava com novas vozes. A segmentacao e a saturacao das audiencias estimuladas pelo aparecimento de diferentes dispositivos de comunicacao levaram a publicidade a adaptar-se as necessidades do individuo e passou a determinar estrategias que posicionassem os anunciantes nos ambientes digitais frequentados por ele. Com o aumento da audiencia dos blogs de moda, as premissas de colaboracao, compartilhamento e recomendacao foram redirecionadas e esses blogs passaram a incorporar interesses de mercado e consumo a partir das publicacoes patrocinadas pela publicidade. Neste sentido, os discursos das blogueiras de moda, que antes traduziam experiencias pessoais, passaram a integrar em sua composicao objetivos de divulgacao dos anunciantes. O presente trabalho tem como objetivo identificar de que maneira a publicidade se apropria dos generos discursivos presentes nos blogs de moda, como as blogueiras adotaram a linguagem publicitaria em suas publicacoes e como esta dupla apropriacao modificou as relacoes entre blogueiras e leitoras. Com o suporte do metodo de Analise do Discurso, identificamos como a publicidade se inseriu nos generos discursivos dos blogs de moda, permitindo que as blogueiras adotassem a linguagem publicitaria e passassem a utiliza-la de forma rotineira nas publicacoes. Analisamos ainda como esse duplo processo interferiu nas relacoes sociais entre blogueiras e leitoras e como essas relacoes sao estabelecidas nas conversacoes nos espacos para comentarios.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 337889 - CLAUDIO CARDOSO DE PAIVA
Presidente - 337362 - MARCOS ANTONIO NICOLAU
Externo à Instituição - ROGÉRIO LUIZ COVALESKI