PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MERCICLEIDE RAMOS DE ALMEIDA ASSIS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MERCICLEIDE RAMOS DE ALMEIDA ASSIS
DATA: 31/08/2016
LOCAL: PPGC - SALA 111
TÍTULO: Do registro a gerações de vídeo celular: estudo da personagem na produção audiovisual de curta duração
PALAVRAS-CHAVES: narrativa, personagem, vídeo, celular.
RESUMO: A personagem é um ser ficcional fruto da imaginação de um autor que ao criá-la busca presentear com habilidades, conquistas, mistérios, conflitos e intenções. Do universo das ideias, ela mergulha direto no das palavras e se transforma em um “ser de papel pintado com tinta” (BRAIT, 1985), algumas adentram por outros campos como o da literatura, música, pintura, fotografia e o universo luminoso do cinema, da televisão e recentemente das pequenas telas móveis (celular, smartphone, etc.). Esse recente ingresso, desperta nosso olhar para o estudo da personagem no campo da narrativa audiovisual de curta duração feita por celular e nos coloca diante da seguinte questão: como a personagem se desenvolve e age diante dos conflitos e quais são as suas principais particularidades. Como ponto de partida, realizamos um apanhado histórico sobre a origem da personagem com o foco voltado para o antigo teatro grego, adentramos pelas tipologias e analisamos alguns conceitos, dentre eles, o de “anti-personagem”, de Fernando Segolin (1978). Em seguida, através da internet, selecionamos onze vídeos feitos por celular nos três principais gêneros audiovisual: ficção, documentário e animação. As primeiras reflexões sinalizam para uma personagem objetiva, de falas curtas, gestos pontuais, interação com poucos personagens e encontro rápido com o antagonista que se revela invisível aos olhos.
Externo ao Programa - 1152614 - CARLOS JOSE CARTAXO
Externo ao Programa - 3301168 - LUCIO SERGIO DE OLIVEIRA VILAR