PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

Banca de QUALIFICAÇÃO: SKARLLETY FERNANDES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SKARLLETY FERNANDES DA SILVA
DATA: 24/08/2016
LOCAL: PPGC - SALA 111
TÍTULO: O agendamento midiático do "Maior São João do Mundo" nos periódicos Jornal da Paraíba e Correio da Paraíba.
PALAVRAS-CHAVES: Maior São João do Mundo. Análise de Conteúdo. Agendamento Midiático. Enquadramento.
RESUMO: O objetivo deste trabalho é analisar o agendamento midiático da festa popular realizada em Campina Grande- PB, "O Maior São João do Mundo" produzido pelos periódicos Jornal da Paraíba e Correio da Paraíba nos anos 2014 e 2015. Foram escolhidos os Cadernos Capa, Política, Cidades, Economia, Cultura, dos meses de abril a julho para identificar o agendamento do evento. A seleção das matérias foi de natureza qualitativa, utilizando o método de Análise de Conteúdo, possibilitando a identificação de frequências e enquadramentos para com a grande quantidade de informações do objeto. A utilização do procedimento da análise dos dados na dissertação visa contribuir para a compreensão da cobertura midiática perante os assuntos culturais e regionais.com os pressupostos teóricos da Teoria do Agendamento de McCOMBS e Shaw e seus níveis, como o enquadramento (PORTO), a discussão do cotidiano perante a transformação da cidade e atividade jornalística, a partir de um evento e os simbolismos contidos nos festejos juninos. Para efeito de exame de qualificação, os primeiros dados analisados, foram do Jornal da Paraíba nos meses de abril a julho dos anos de 2014 e 2015. Foi observado a predominância da cobertura pelo factual, ao tratar em sua maioria, por pautas sobre a programação do evento bem como a fonte de informação institucional, a Prefeitura Municipal de Campina Grande. O enquadramento repetitivo adotado para divulgar esta festa popular demonstra a não exploração de novas possibilidades de temas para a divulgação de uma festa com tradição popular.
Presidente - 338356 - DERVAL GOMES GOLZIO
Externo ao Programa - 338286 - SUELLY MARIA MAUX DIAS