PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: SIMONE PEREIRA DE MACEDO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SIMONE PEREIRA DE MACEDO
DATA: 24/08/2016
HORA: 10:00
LOCAL: PPGC - SALA 111
TÍTULO: EXERCÍCIOS DE ANÁLISE DO ESTILO: Notas sobre a montagem na filmografia de Sérgio Bianchi
PALAVRAS-CHAVES: Sérgio Bianchi. Estilo. Montagem.
PÁGINAS: 336
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
SUBÁREA: Teoria da Comunicação
RESUMO: A presente dissertacao e fruto de um trabalho de pesquisa que buscou identificar procedimentos estilisticos na filmografia do cineasta brasileiro Sergio Bianchi, particularmente os procedimentos de montagem. Partindo da concepcao de David Bordwell e Kristin Thompson de que o estudo do estilo volta-se para as tecnicas cinematograficas, como a mise-en-scene, a cinematografia, o som e a montagem, procuramos avaliar a interacao destes elementos, enfocando este ultimo. Para tanto, procuramos observar as escolhas feitas por Bianchi, ao construir as relacoes espaciais, temporais, ritmicas e graficas em seus filmes. A questao da escolha dos cineastas, considerando ainda a concepcao destes autores, tem limites e possibilidades. Estes ultimos constituem a historia da producao cinematografica mundial, na qual Bianchi se insere. O diretor pode valer-se de solucoes ja criadas por outros cineastas e reproduzi-las ou retrabalhadas. Depende, por outro lado, de recursos antes de tudo economicos, sem os quais a producao nao existe. As condicoes materiais podem interferir em sua pratica, tanto quanto as condicoes subjetivas. O resultado da producao, entretanto, o filme, revela maior ou menor possibilidade de adequacao. Dai a importancia de nos voltarmos para o filme, na tentativa de identificar padroes, permanencias e rupturas, tendo em vista que estas nao constituem um mero capricho do diretor, mas resultados de escolhas que se adequam ou rompem com um modo de pratica cinematografica aproximando-se de outros modos. E ai que, para analisar os filmes de Bianchi, tendo em vista os procedimentos estilisticos, especialmente de montagem, nos valemos das referencias fornecidas por determinados autores. Referencias sobre a montagem em continuidade, vinculada ao modo de pratica cinematografica em grande escala, hollywoodiano, e sobre as alternativas a montagem em continuidade, vinculadas a outros modos que se opoem a este hegemonico. Nosso objetivo e saber se este cineasta, que tece criticas acidas a sociedade e ao proprio cinema, apresenta procedimentos de montagem que o colocam num campo mais subversivo ou mais "classico".
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2174892 - BERTRAND DE SOUZA LIRA
Presidente - 1584406 - MARCEL VIEIRA BARRETO SILVA
Externo à Instituição - RODRIGO OCTAVIO D AZEVEDO CARREIRO