PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

Banca de DEFESA: LORENA SIMONE NASCIMENTO BARROS

DISCENTE: LORENA SIMONE NASCIMENTO BARROS
DATA: 26/08/2016
LOCAL: CCHLA - AUDITÓRIO DO DEMID
TÍTULO: Comunicação e aprendizagem tecnológica: utilização de ferramentas móveis aplicadas à educação presencial e EAD
PALAVRAS-CHAVES: Diálogo. Comunicação. Aprendizagem. Dispositivos Móveis.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
SUBÁREA: Teoria da Comunicação
RESUMO: A pesquisa entende o dialogico como nocao central na definicao da comunicacao e aprendizagem: nao e possivel que ocorra comunicacao sem dialogo e, por conseguinte, que intercorra aprendizagem sem comunicacao. A partir dai, com amparo historico e empirico na educacao a distancia (EAD) e no ensino online, investigamos o uso de dispositivos moveis na educacao. A nossa pesquisa empirico-exploratoria - de natureza qualitativa - teve como recurso metodologico um estudo de multiplos casos, realizado com o objetivo de analisar a mobilidade de dispositivos em espacos da internet, aplicado aos cursos de Pedagogia (EAD), Letras (EAD) e Comunicacao em Midias Digitais (presencial), da Universidade Federal da Paraiba (UFPB). Na conducao da investigacao se levou em consideracao as observacoes participantes da pesquisadora, na condicao de aluna e professora de ingles, para ajudar a compreender a utilizacao de tecnologias moveis nos processos de aprendizagem. A analise permitiu apreender que a mobilidade conectada alterou as nocoes de tempo e espaco e, com isso, reconfigurou as formas de aprendizagem. Nesse sentido, participacao, colaboracao e interacao sao vistas como condicoes imprescindiveis para a aprendizagem em tempos de mobilidade.
Externo ao Programa - 1023321 - ANA PAULA FURTADO SOARES PONTES
Interno - 337889 - CLAUDIO CARDOSO DE PAIVA