PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

Banca de QUALIFICAÇÃO: FABRICIA KELLY GUEDES DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABRICIA KELLY GUEDES DOS SANTOS
DATA: 30/08/2016
LOCAL: PPGC - SALA 111
TÍTULO: Apropriação do usuário: uma análise da recirculação de videoclipes interativos na interne
PALAVRAS-CHAVES: videoclipe. interatividade. recirculação. apropriação. YouTube
RESUMO: Com o desenvolvimento das mídias digitais e com a ascensão da internet o videoclipe extrapola seu status de produto apenas televisivo, e passa a circular na rede. Os clipes na internet são popularizados em sites de compartilhamento de vídeos, principalmente no YouTube, porém os clipes interativos, que despontam com a Web 2.0, desenvolvem plataformas próprias que comportem suas propostas interativas, pois o YouTube possui algumas limitações quando se trata de tecnologias de interatividade. Então, o clipe interativo sai do YouTube e é disponibilizado em sites próprios. Ao mapearmos esses clipes interativos encontramos experiências no YouTube, disponibilizadas por usuários comuns em suas contas pessoais. É nesse momento que o nosso objeto de estudo manifesta-se: o usuário tem sua experiência no site interativo do clipe, grava ou baixa a sua experiência, vai até o YouTube e compartilha sua experiência no site. Estamos diante de um processo de apropriação do usuário que remodela a circulação de um bem cultural. A recirculação trata-se, então, da ação do usuário em desviar clipes interativos de sua plataforma de veiculação original, apropriar-se desse formato disponibilizando-o em uma plataforma de sua preferência, nos casos observados o YouTube.
Interno - 2174892 - BERTRAND DE SOUZA LIRA
Interno - 337889 - CLAUDIO CARDOSO DE PAIVA