PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

Banca de QUALIFICAÇÃO: EUTALIA SILVA RAMOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EUTALIA SILVA RAMOS
DATA: 24/08/2016
LOCAL: PPGC - SALA 111
TÍTULO: Monty Python e Porta dos Fundos: Humor Residual e Intermidialidade no Audiovisual Contemporâneo.
PALAVRAS-CHAVES: Audiovisual. Intermidialidade. Cultura residual. Monty Python. Porta dos Fundos.
RESUMO: Em meio às novas tecnologias, onde a internet se tornou um ambiente propício a fácil propagação e desenvolvimento de conteúdo multifacetado, presenciamos recorrentes transformações da mídia e dos seus produtos, que reconfigurados, ressignificam elementos do cenário audiovisual. Boa parte desse movimento se manifesta na televisão e internet em novos modelos de organização, produção e circulação. Esse fenômeno de transpor conteúdos entre os suportes midiáticos já faz parte dos processos atuais de convergência de formato, estilo e linguagem. Diante desse cenário, temos como estudo de caso dois grupos humorísticos Monty Python (1969) e Porta dos Fundos (2012). Distintos de épocas, de modos de produção e, principalmente, em sua tecnologia de circulação, ambos fazem parte hoje de um mesmo ambiente cultural e atuam de modo análogo no site YouTube. A partir do estudo dos esquetes, demonstramos a relação e os resíduos resgatados pelo Porta dos Fundos no Monty Python, sendo pontos centrais observados: o formato esquete pertencente ao estilo televisivo e renovado na internet, a linguagem que molda as características estéticas da mídia e o humor residual atuando sob diferentes modos.
Interno - 337889 - CLAUDIO CARDOSO DE PAIVA
Presidente - 1584406 - MARCEL VIEIRA BARRETO SILVA