PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MONIQUE VILANTE DE LIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MONIQUE VILANTE DE LIRA
DATA: 26/08/2016
LOCAL: PPGC - SALA 111
TÍTULO: O SUSPENSE NAS IMAGENS DOS FILMES DE TERROR: ANÁLISE DO PAPEL DA MISE EN SCÈNE E SEUS EFEITOS DRAMÁTICOS NA COMPOSIÇÃO DA NARRATIVA
PALAVRAS-CHAVES: Terror. Suspense. Mise en scène. Movimentos de câmera. Montagem.
RESUMO: Este trabalho dissertativo tem como propósito refletir de que maneira o suspense é desenvolvido no filme de terror através do papel exercido pela mise en scène na composição das principais sequências de clímax de uma trama. Sendo um gênero constituído de muitas vertentes, optamos pela que, supostamente, apresenta uma construção mais engendrada em sua forma/conteúdo: o terror psicológico. As obras escolhidas têm como características principais a situação de perturbação psicológica junto ao espaço em que se ambienta a história: Psicose (Alfred Hitchcock, 1960), O Iluminado (Stanley Kubrick, 1980) e Os Outros (Alejandro Amenábar, 2001). A relação das personagens com o cenário angustiante estabelece algumas conexões que geram dúvidas sobre a ordem dos acontecimentos, se são de natureza real ou sobrenatural. Para alicerçar essa imprecisão, o ritmo dos eventos no tempo e no espaço é harmonizado graças à orquestração de tudo o que integra as passagens: cenário, figurino, luz, encenação dos atores, movimentos de câmera, montagem. Como conjunto de elementos concebido cuja função é dar sentido à narrativa, levaremos em consideração tudo o que é posto em cena e como ela foi pensada, mas a partir do produto final. O material fílmico será o objeto da investigação, em análise de como os planos são concebidos, averiguando as questões técnicas e estéticas, a fim de transformar - através do sentimentos de medo e expectativa - a experiência cinematográfica do espectador.
Presidente - 2174892 - BERTRAND DE SOUZA LIRA
Interno - 1584406 - MARCEL VIEIRA BARRETO SILVA