PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

Banca de DEFESA: CAROLINA PESSOA WANDERLEY

DISCENTE: CAROLINA PESSOA WANDERLEY
DATA: 22/08/2016
LOCAL: Sala: Reunião do CCHLA
TÍTULO: Reality Show e Teledramaturgia: o Drama da Vida no Big Brother Brasil 15
PALAVRAS-CHAVES: televisão; reality show; teledramaturgia
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
SUBÁREA: Teoria da Comunicação
RESUMO: Alvo de criticas oriundas das mais variadas camadas da sociedade, o Big Brother Brasil, enquanto objeto de estudo, possibilita olhares das mais diversas vertentes academicas a exemplo da Sociologia, da Antropologia e da Psicologia, e, na area da Comunicacao, pode ser analisado a partir de um leque de possibilidades que tratam do tema a exemplo dos autores Francois Jost e Muniz Sodre. Dentre essas possibilidades, no presente trabalho, passou-se a estudar o Big Brother Brasil enquanto produto televisual e como arcabouco teorico e se considerou os elementos da teledramaturgia a fim de entender se e possivel encontrar pontos de intersecao entre essas duas narrativas. Para tanto, e importante considerar que e necessario sair do senso comum no qual os realitys shows sao vazios e nao agregam valor a sociedade. Como produtos midiaticos, tais atracoes condensam aspectos que envolvem nao apenas a cultura do povo brasileiro, considerando seus habitos e comportamentos, mas, sobretudo, o que a midia reconfigura em um novo genero que da origem a uma realidade inventada, sendo vendida como realidade apenas porque se utiliza de aspectos do real. Na analise do objeto deste estudo, trabalhou-se a construcao dos personagens, observando-se as caracteristicas fisicas ou comportamentais dos participantes que eram transmitidas por parte da producao do programa. Ainda neste estudo, observou-se tambem que, tanto nas festas da casa, como nas provas do Lider e do Anjo, as producoes realizadas pela direcao do programa podem ser consideradas como estruturas cenicas a partir da compreensao de que tais espacos sao ambientes preparados estrategicamente para gerar o “palco” dos acontecimentos. A terceira e mais relevante categoria de analise constituiu-se da construcao de tres fios narrativos principais na busca dos participantes em vencer o programa. O primeiro fio narrativo se refere ao relacionamento entre Amanda e Fernando, o segundo fio narrativo principal trata do envolvimento de Aline e Fernando, e o terceiro fio narrativo principal aborda a trajetoria solitaria de Cesar, ganhador do premio em dinheiro. Compreende-se assim que a identificacao precisa destas categorias na decima quinta edicao do reality possibilita uma nova perspectiva a respeito do Big Brother Brasil enquanto produto audiovisual. Tal olhar nao apenas desmitifica a ‘etiqueta’ de reality show apresentada pela emissora como possibilita a aceitacao de elementos da teledramaturgia em programas deste genero.
Interno - 337889 - CLAUDIO CARDOSO DE PAIVA
Externo à Instituição - GABRIELA BORGES MARTINS CARAVELA