PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

Banca de DEFESA: ELIZABETH OLEGÁRIO BEZERRA DA SILVA

DISCENTE: ELIZABETH OLEGÁRIO BEZERRA DA SILVA
DATA: 31/08/2016
LOCAL: CCHLA - AUDITÓRIO DO DEMID
TÍTULO: IMAGINÁRIO IMPRESSO E CARACTERES CULTURAIS: UMA ANÁLISE DAS NARRATIVAS DO SUPLEMENTO LITERÁRIO CORREIO DAS ARTES NA DÉCADA DE 40
PALAVRAS-CHAVES: Imaginário, Correio das Artes, Cotidiano
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
SUBÁREA: Teoria da Comunicação
RESUMO: O objetivo deste trabalho e analisar como se deu a construcao do imaginario nas narrativas do Correio das Artes, suplemento literario vinculado ao Jornal A Uniao, da Paraiba. Com sessenta e cinco anos de existencia, o suplemento de A Uniao alem de ser considerado um importante registro historiografico e documental do estado da Paraiba, e tambem o mais antigo suplemento literario ainda em circulacao no Brasil. Desta maneira, este estudo analisou como o imaginario social pessoense condicionou e influenciou a elabora desta producao jornalistica e como o Correio das Artes em contrapartida, contribuiu para a formacao do imaginario social da capital paraibana. Esta pesquisa buscou, na cotidianidade que perpassa o suplemento, entender como se deu a estruturacao da vida cotidiana de Joao Pessoa. Sendo assim observamos como o imaginario surgiu dentro dessas narrativas e como o suplemento foi a pulsao desse olhar sobre a cidade. Nesta pesquisa, utilizamos como corpus as narrativas que pertencem a decada de 40. Esta decada possui 40 numeros. Destes 40 numeros, analisamos 12 narrativas. A escolha desse feixe temporal se deu por esta decada esta inserida no ciclo mais importantes deste suplemento. Alem das narrativas analisadas, fizemos 11 entrevistas com poetas, escritores, ex-editores e professores atuais que tiveram textos publicados no suplemento, para mostrar, pelo vies de suas impressoes como que esse imaginario construido ha 65 anos atras ainda continua produzindo imagens. A selecao das narrativas foi de natureza qualitativa. A tecnica de pesquisa empregada para identificar como o imaginario sobre a cidade e o suplemento se manifesta nestas narrativas foi a mitocritica. Esta tecnica visa compreender a partir de manifestacoes culturais de uma dada sociedade quais sao os mitos que estao por tras dessas producoes. A abordagem adotada nesta dissertacao e fenomenologica. A pesquisa e descritiva, do tipo documental. Como pressuposto teorico foi adotado a Teoria Geral do Imaginario de Gilbert Durand. Para este teorico o imaginario e o conjunto e relacoes de imagens que constitui o capital pensado do “homo sapiens”. Desta maneira, mais que trazer informacoes ou descricoes das praticas artisticas cotidianas da cidade de Joao Pessoa, as narrativas deste suplemento operaram como manifestacoes sensiveis, miticas do mundo imaginario.
Externo ao Programa - 338011 - CARLOS ANDRE MACEDO CAVALCANTI
Externo ao Programa - 337098 - HILDEBERTO BARBOSA DE ARAUJO FILHO