PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de DEFESA: LEANDRO CUNHA DE SOUZA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEANDRO CUNHA DE SOUZA
DATA: 17/02/2017
HORA: 16:00
LOCAL: Sala 111 - PPGC
TÍTULO: Cinema direto na Paraíba: a consolidação de um estilo na
representação do real
PALAVRAS-CHAVES: Cinema direto na Paraíba, documentário, modos de abordagem do real,
estética documental.
PÁGINAS: 130
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
SUBÁREA: Teoria da Comunicação
RESUMO: Nesta pesquisa, buscamos compreender como se da a chegada e difusao de um modo de abordagem do real no documentario paraibano, a partir do final dos anos 1970, o chamado Cinema Direto, com sua estilistica de registro de som sincronico a imagem. Esse estilo se destacou por dar voz as pessoas para falarem de si proprias para o cinema; revelando, desta forma, uma linguagem sensivel as questoes sociais, aos problemas politicos, as questoes de genero e de identidade, alem das diversas manifestacoes culturais. Discutimos o papel do Nucleo de Documentacao Cinematografica da UFPB (NUDOC) como agente de formacao de novos realizadores, a partir do intercambio com a Associacao Varan, em Paris (Ateliers Varan), com a promocao de estagios em Cinema Direto em Joao Pessoa e Paris, fornecendo, assim, uma bagagem tecnica, cultural e teorica consistentes aos novos realizadores. No escopo da nossa pesquisa, conceituamos, inicialmente, o documentario diante das suas maneiras estilisticas e delimitacoes de um campo de representacao. Em seguida, discutimos o Cinema Direto, suas estrategias de abordagem do real e seus precursores na Paraiba, a consolidacao de um estilo (o modo expositivo no documentario paraibano), o papel do NUDOC na difusao do Direto e, por fim, a estilistica do Direto na Paraiba dos anos 1980 aos dias atuais. Para isso, embasamos nossa analise nas principais teorias do estudo do documentario, nos estudos das producoes sobre o Super-8 mm e o Cinema Direto realizado na Paraiba, nas entrevistas e anotacoes produzidas no decorrer da pesquisa, no debate sobre a linguagem, a tecnologia, os recursos estilisticos usados e seu contexto historico. Estas producoes colaboraram com a formacao da identidade do cinema local, influenciando novas geracoes de realizadores. Por fim, demonstramos nossas consideracoes acerca dos procedimentos estilisticos utilizados no Direto, na tentativa de contribuir com um novo olhar sobre o estudo das narrativas audiovisuais aplicadas a realizacao do documentario na Paraiba.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2174892 - BERTRAND DE SOUZA LIRA
Interno - 337889 - CLAUDIO CARDOSO DE PAIVA
Externo ao Programa - 1120726 - PEDRO NUNES FILHO