PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

Banca de DEFESA: FABRICIA KELLY GUEDES DOS SANTOS

DISCENTE: FABRICIA KELLY GUEDES DOS SANTOS
DATA: 20/07/2017
LOCAL: PPGC - SALA 111
TÍTULO: A RECIRCULAÇÃO DE VIDEOCLIPES INTERATIVOS NO YOUTUBE A PARTIR DA APROPRIAÇÃO DOS USUÁRIOS
PALAVRAS-CHAVES: Recirculação midiática. Apropriação do usuário. Videoclipe interativo. YouTube.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
SUBÁREA: Teoria da Comunicação
RESUMO: O videoclipe e considerado o genero audiovisual mais aberto a experimentacoes. Quando desponta na televisao, por volta dos anos de 1980 na Music Television (MTV), o formato e reconhecido como um produto televisivo marcado pela inventividade. Com o desenvolvimento tecnologico e a advento da internet o videoclipe extrapola esse status de produto televisivo e passa a circular em rede. E na internet que o videoclipe potencializa seu aspecto experimental e inventivo explorando as possibilidades das midias digitais. Nessa ambiencia surgem os videoclipes interativos, producoes que permitem a participacao do usuario em algum momento na construcao do conteudo. As empresas desenvolvem plataformas que suportam os seus recursos interativos, ou seja, cada clipe tem o seu proprio site. O usuario constroi seu clipe na plataforma, porem ele nao tem autonomia na circulacao do produto, o clipe e restrito a plataforma original. A interatividade proporcionada refere-se as possibilidades de intervencao do usuario no conteudo do videoclipe, nao ha uma interacao entre usuarios, a experiencia e personalizada e individualizada. No entanto, observamos que os usuarios apropriam-se desses clipes e compartilham esses produtos em plataformas para alem do site oficial. Esse processo acarreta nosso objeto de estudo, a recirculacao de videoclipes interativos no YouTube a partir da apropriacao dos usuarios. Com o objetivo de compreender esse fenomeno investigamos a configuracao do videoclipe de sua origem ate a instauracao no ciberespaco, analisamos as mudancas no processo de producao, circulacao e consumo advindas pela cultura participativa e pelo compartilhamento em rede. A partir do metodo indutivo, trazemos os exemplos dos videoclipes The wilderness downtown, Three dreams of black e All is not lost, que compoe o corpus da nossa analise. Nos resultados dessa pesquisa identificamos que as plataformas desses clipes restringem a acao dos usuarios a interacoes de aspecto tecnicista e atraves da recirculacao desses clipes no YouTube a experiencia do usuario se estende no compartilhamento e na multi-interacao (PRIMO, 2008) entre usuarios.
Interno - 337889 - CLAUDIO CARDOSO DE PAIVA
Externo ao Programa - 2014451 - FILIPE BARROS BELTRAO