PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULO RICARDO FERREIRA FLORO COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAULO RICARDO FERREIRA FLORO COSTA
DATA: 28/08/2017
LOCAL: Sala de reuniões do Demid
TÍTULO: IMAGINÁRIO E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO SEMI-ÁRIDO NOS QUADRINHOS BRASILEIROS EM BANDO DE DOIS E ESTÓRIAS GERAIS
PALAVRAS-CHAVES: Histórias em Quadrinhos; Sertão; Imaginário, Representações sociais
RESUMO: Esta dissertação trata do imaginário e representações do Semi-Árido dentro da produção autoral dos quadrinhos brasileiros. Para análise do tema serão utilizadas duas obras representativas da temática lançadas no Brasil: Estórias gerais, publicada originalmente em 2001, com roteiros de Wellington Srbek e arte de Flávio Colin, e Bando de dois, com texto e arte de Danilo Beyruth, publicada em 2010. O objetivo desta pesquisa será analisar como o homem sertanejo e seu cotidiano foram representados nos quadrinhos. A metodologia utilizada foi a hermenêutica da profundidade, de Thompson, além de estudos de Bardin para organização temática. Como referencial teórico foram utilizados os estudos do imaginário de Durand e Maffesoli, da construção social do Nordeste de Durval Albuquerque e de Stuart Hall sobre o sujeito sociológico e pós-moderno para compor a análise da construção dos personagens. Também foram usados estudos de Scott McCloud e Will Eisner como forma de buscar um entendimento à luz das estéticas particulares das Histórias em Quadrinhos. As duas HQs utilizam elementos caros à narrativa do Semi-Árido, como a imposição do meio como determinante dos atos, as tradições orais como formadoras de caráter e as rígidas estratificações de classes e funções sociais. No primeiro vemos uma reinvenção do Sertão com novos significados estéticos em uma HQ atemporal que busca trazer para a linguagem dos quadrinhos todos os elementos que formaram a base para a representação do homem do Sertão. O segundo transporta a memória sertaneja para uma abordagem mais contemporânea, empregando técnicas narrativas emprestadas do western e dos comics norte-americanos. A dissertação contribui com o aumento da relevância dos estudos de quadrinhos dentro das discussões sobre identidade e memória nacional.
Interno - 1804010 - ALBERTO RICARDO PESSOA
Presidente - 336943 - HENRIQUE PAIVA DE MAGALHAES