PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

Banca de DEFESA: EUTALIA SILVA RAMOS

DISCENTE: EUTALIA SILVA RAMOS
DATA: 25/08/2017
LOCAL: Sala 404 do CCHLA
TÍTULO: Monty Python e Porta dos Fundos: Os processos culturais e o residual no audiovisual contemporâneo.
PALAVRAS-CHAVES: Audiovisual. Cultura residual. Monty Python. Porta dos Fundos. YouTube.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
SUBÁREA: Teoria da Comunicação
RESUMO: : O audiovisual contemporaneo esta atrelado a constantes producoes que circulam em diferentes espacos midiaticos. Boa parte disso provem das novas tecnologias de comunicacao que propicia espalhamento e disponibilizacao do conteudo nesses espacos. A partir disso, presenciamos o crescente desenvolvimento de objetos multifacetados que transitam entre a televisao e internet. O movimento nos apresentou aos processos atuais de intermidialidade (RAJESWKY, 2005) e convergencia de formato, estilo e linguagem que ressignificam (BOLTER; GRUSIN, 2000) producoes audiovisuais. Com isso, passamos a observar o feito como uma pratica recorrente na cultura digital. Entretanto, ha no YouTube, a disponibilizacao de conteudos de epocas anteriores que por meio desta pratica, (re)apresenta modelos de organizacao e producao. Diante deste cenario, identificamos dois grupos humoristicos que representam nosso objeto de estudo e os dois lados das praticas culturais relatadas, o Porta dos Fundos (2013) e o Monty Python (1969). Tendo em vista a distincao entre culturas, os modos de producao e principalmente, em sua tecnologia de circulacao, verificamos que ambos fazem parte hoje de um mesmo ambiente cultural e atuam similarmente no YouTube. Com o objetivo de compreender esse fenomeno cultural e a relacao entre eles, descobrimos a cultura residual (WILLIAMS, 1970; JENKINS, FORD, GREEN, 2014) como base para nossa analise. Isso resultou em um estudo comparativo entre tres esquetes dos grupos “Spam” e “Rola”, “Job Interview” e “Entrevista de Emprego”, e “Birth” e “Oh, Meu Deus!”. Nos resultados dessa pesquisa, identificamos residuos no formato da linguagem, estrutura narrativa e estilo. Averiguamos que os esquetes analisados sao integrantes da producao audiovisual atual, que buscam referencia em residuos de um estilo nostalgico que representam significados e valores.
Externo à Instituição - GABRIELA BORGES MARTINS CARAVELA
Presidente - 1584406 - MARCEL VIEIRA BARRETO SILVA