PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MELISSA MARIA FONTENELE GOMES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MELISSA MARIA FONTENELE GOMES
DATA: 21/08/2017
LOCAL: Sala 215 B do CCTA
TÍTULO: O EFEITO DE REAL NA TEVÊ: aproximações estilísticas entre ficção e documentário nas séries contemporâneas
PALAVRAS-CHAVES: ficção seriada; efeito de real; estilo; documentário.
RESUMO: Esta pesquisa analisa as aproximações e tensionamentosentre o real e a ficção nas séries de tevê contemporâneas. Através do estilo e de suas funções – funções estas formuladas por Bordwell (2008) e, em especial para os estudos televisivos, por Butler (2010) –, procuramos perceber como códigos tradicionalmente engendrados enquanto representação da realidade, principalmente aqueles vindo do gênero documental, operam para produzir um efeito de real. Para tanto, a análise busca dar conta de dois temas: a imagem de arquivo e o falso documentário, meios no qual se projeta sensações do mundo histórico ainda não o seja. Como recorte metodológico, serão utilizadas apenas primeiras temporadas de séries como Narcos (Netflix: 2015), American Crime Story: The People v. O. J. Simpson (FX: 2016-), The Office (NBC: 2005-2013), ArrestedDevelopment (Fox/Netflix: 2003-), Curb Your Enthusiasm (HBO: 2000-), entre outras cujo o cerne se estabelece nas relações com o nosso mundo.
Interno - 337889 - CLAUDIO CARDOSO DE PAIVA
Presidente - 1584406 - MARCEL VIEIRA BARRETO SILVA