PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JESSICA MARIA Brasileiro DE FIGUEIREDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JESSICA MARIA Brasileiro DE FIGUEIREDO
DATA: 25/08/2017
LOCAL: Sala 215 B do CCTA
TÍTULO: MARATONAS DE SÉRIES: uma análise da prática a partir das narrativas Stranger Things e The OA.
PALAVRAS-CHAVES: estrutura narrativa; narrativa seriada; binge-watch; séries de televisão; Netflix.
RESUMO: Esta pesquisa analisa de que maneira as narrativas das ficções seriadas Stranger Things e The OA, produzidas para o site de vídeo sob demanda, Netflix, favorecem o binge-watch, ou seja, o ato de assistir dois ou mais episódios de um programa de TV em sequência, numa maratona. A pesquisa não visa identificar um modelo engessado de estrutura narrativa capaz de provocar o binge-watch, mas sim perceber de que maneira a narrativa das séries promove convites à realização da atividade. Começamos a análise observando os modelos narrativos utilizados e replicados na televisão ao longo de décadas, utilizando como referencial teórico os estudos de autores como Arlindo Machado (2000), Jason Mittel (2012), Felipe Muanis (2014) e Gaby Allrath (2005). Em seguida, buscamos compreender como acontece o processo de imersão do espectador numa história de ficção, utilizando como base as teorias propostas por Marie-Laurie Ryan (2001). Com tais considerações dispostas, nos debruçamos sobre os episódios em si, analisando separadamente os desenhos dos arcos narrativos de Stranger Things e, posteriormente, de The OA. A metodologia usada para realizar a análise está presente em duas obras essenciais: Storytelling in Film and Television, de Kristin Thompson (2003) e Como Escrever Séries, de Sonia Rodrigues (2014). Nessas obras, encontramos métodos que auxiliam a compreensão da narrativa das séries, como a percepção do desenho dos arcos dramáticos e o esquema de desenvolvimento narrativo ABC. Por fim, concluiremos percebendo que a articulação dramática das narrativas não é o único fator determinante para o binge-watch, mas pode ser compreendida como um componente estimulante dentro do quadro de fatores que levam à realização das maratonas.
Interno - 401182 - ED PORTO BEZERRA
Presidente - 1584406 - MARCEL VIEIRA BARRETO SILVA