PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA (CCEN - PPGF)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

COLÓQUIO: ANISOTROPIA MAGNETO-CRISTALINA EM HEUSLER MATERIAIS (Prof. Carlos Chesman - UFRN)

A recente área do nanomagnetismo, spintrônica faz uso de materiais que possuem propriedades eletrônicas e magnéticas simultaneamente. Dentre os diversos materiais existentes nessa área de pesquisa, os Heusler materiais são os mais promissores para aplicação nessa inovadora área, devido estes possuírem valores altos de magnetoresistãncia (maior do que 100%) e teoricamente apresentarem alto grau de polarização do spin eletrônico. Neste colóquio apresentaremos resultados da investigação de anisotropia magneto-cristalina nos chamados full−Heusler, isto é, com fórmula química X2YZ, por exemplo: Co2FeAl e Co2MnGe. Esses compostos quando crescidos por ”sputtering” ou ”molecular beam epixaty” apresentam anisotropia magnética, que são detectadas por medidas de magnetização ou por ressonância ferromagnética. Nas curvas de magnetização (VSM) há três curvas distintas que representam uma direção fácil, uma direção dura e uma intermediária. Nos resultados de ressonância (FMR) a simetria do campo de ressonância versus ângulo planar e nitidamente tipo C2. A interpretação comumente usada é assumir uma anisotropia uniaxial (que e tipo C2) no material, principalmente para entender a quebra da simetria tipo C4 advinda da estrutura cristalina cúbica do composto. Nessa interpretação a constante de anisotropia uniaxial e considerada grande, cerca de 50% da constante da anisotropia cúbica (100). Contudo, nossos resultados demonstram que o uso de uma anisotropia magneto-cristalina tipo (110) conduz a uma nova explicação dos resultados experimentais.