PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA (CCEN - PPGF)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


EDITAL DE SELEÇÃO Nº 05/2014 - Mestrado e Doutorado (2015.1)

EDITAL DE SELEÇÃO Nº 05/2014
  CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO – SEMESTRE LETIVO 2015.1

(aprovado pelo colegiado em 04/11/2014)

 

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Física da Universidade Federal da Paraíba torna público para conhecimento dos interessados, que estão abertas as inscrições para a seleção de ingresso aos Cursos de MESTRADO e DOUTORADO em Física, de 05/11 a 01/12/2014.

Candidatos ao MESTRADO deverão comprovar haver concluído ou estarem aptos a concluir a graduação no curso de Bacharelado e/ou Licenciatura em Física até a data da matrícula no semestre letivo ao qual está relacionado este edital. Essa conclusão condiciona a realização da matrícula efetiva no curso de Mestrado para os candidatos aprovados.

Candidatos ao DOUTORADO deverão haver concluído ou estarem aptos a concluir o(s) seguinte(s) curso(s) até a data da matrícula no semestre letivo ao qual está relacionado este edital: o Mestrado em Física ou o Curso de Bacharelado e/ou Licenciatura em Física. O candidato que obtiver apenas o grau de Bacharel ou Licenciado em Física estará apto a concorrer a uma vaga no curso de Doutorado. A conclusão do Curso de Graduação referido condiciona a realização da matrícula efetiva no curso de Doutorado para os candidatos aprovados. 

Somente serão homologadas inscrições de candidatos que tenham realizado o Exame Unificado das Pós-Graduações em Física no ano de 2013 ou 2014 e que tenham nota final em um dos 03 (três) quartos superiores (níveis 2, 3 ou 4).

1.         DAS INSCRIÇÕES

            Documentação exigida para a realização da inscrição:

a)      FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO (disponível em http://sistemas.ufpb.br/sigaa/public/programa/documentos.jsf?lc=pt_BR&id=1892&idTipo=2) preenchido digitalmente ou em ‘CAIXA ALTA’, de forma legível;

b)      Uma FOTO 3x4 recente;

c)      Uma cópia dos documentos de RG e CPF;

d)     Cópia (frente e verso) do DIPLOMA DE GRADUAÇÃO ou comprovante de Colação de Grau do Curso de Licenciatura ou Bacharelado em Física, que comprove a probabilidade de estar concluído até a data da matrícula no semestre letivo ao qual está relacionado este edital (Declaração de Provável Concluinte, conforme legislação do MEC). Para os candidatos ao Doutorado será exigida a apresentação de cópia frente e verso de Diploma ou Certidão de conclusão do Mestrado no caso de ter sido declarada a conclusão do mesmo. A cópia do diploma deve ser entregue até o final do primeiro semestre letivo a partir do ingresso do aluno no curso.

e)      CURRICULUM VITAE atualizado no formato da plataforma Lattes/CNPq acompanhada de cópias da comprovação documental das afirmações nele contidas. A comprovação das publicações científicas se dará pela apresentação da página onde estiverem publicados os abstracts e/ou resumos das mesmas.

f)       Para candidatos ao Mestrado, será exigida uma cópia do HISTÓRICO ESCOLAR do Curso de Graduação cujo diploma ou certificado de conclusão foi apresentado. Para os candidatos ao Doutorado, será exigida uma cópia dos históricos escolares da Graduação e do Mestrado (se declarado), cujos diplomas ou certificados de conclusão foram apresentados.

g)      Comprovante fornecido pela Coordenação do Exame Unificado das Pós-Graduações em Física com o RESULTADO DO EXAME do candidato para ingresso no semestre letivo ao qual está relacionado este edital.

1.2       Das Inscrições Presenciais

As inscrições poderão ser feitas presencialmente na Coordenação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Física da Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e da Natureza, Jardim Universitário, Castelo Branco I, João Pessoa - Paraíba, CEP 58.059-900, telefone (83)3216-7422, de segunda a sexta-feira, das 08:00h às 11:30h, de acordo com o calendário no item 7.

1.3       Das inscrições via Correios

Caso o candidato deseje realizar a inscrição via correspondência, devem ser observadas algumas orientações:

a)                  Toda a documentação necessária à inscrição deverá ser enviada em um único envelope, VIA SEDEX, exclusivamente.

b)                 Deverá ser respeitado o PRAZO PARA A POSTAGEM nos Correios (21/11/2014), previsto no calendário, item 7 deste edital. Inscrições cuja documentação tenha sido postada fora do prazo previsto neste edital serão desconsideradas. 

c)                  Assim que o candidato realizar a postagem dos documentos para a inscrição, deverá informar a data e hora da postagem a Comissão de Seleção e Avaliação através do seguinte endereço eletrônico: secpos@fisica.ufpb.br – para fins de acompanhamento do processo. O recebimento da correspondência será também acusado por email ao candidato (o email do candidato deve constar no Formulário de Inscrição).

1.4       Serão aceitas inscrições por procuração com firma reconhecida em cartório e específicas para esse fim ou de caráter geral que o inclua.

1.5       NÃO serão aceitas inscrições, nem envio de documentos por endereço eletrônico.

1.6       NÃO haverá cobrança de taxa de inscrição.

2.         DAS VAGAS

Serão oferecidas 08 (oito) para o Curso de Mestrado e 12 (doze) para o Curso de Doutorado, indiferentemente da linha de pesquisa.

3.         DAS LINHAS DE PESQUISA E PROFESSORES ORIENTADORES

As Linhas de Pesquisa do Curso são Física da Matéria Condensada, Física das Partículas Elementares e Campos, Física Nuclear, Gravitação e Cosmologia, Física Atômica e Molecular e Ótica.

Os professores orientadores que compõem o Programa de Pós-Graduação em Física são:

NOME

AREA

Albert Petrov

Física das Partículas Elementares e Campos

Alexandre da Silva Rosas

Física da Matéria Condensada (Mecânica Estatística)

Carlos Antônio de Sousa Pires

Física das Partículas Elementares e Campos

Carlos Augusto Romero Filho

Gravitação e Cosmologia

Claudio Benedito Silva Furtado

Física das Partículas Elementares e Campos

Dionísio Bazeia Filho

Física das Partículas Elementares e Campos

Edvaldo Nogueira Junior

 Física da Matéria Condensada (Mecânica Estatística)

Eugênio Ramos Bezerra de Mello

Gravitação e Cosmologia

Fernando Jorge S Moraes

Física da Matéria Condensada

Francisco de Assis Brito

Física das Partículas Elementares e Campos

Inácio de A. Pedrosa Filho

Física da Matéria Condensada

Jason Alfredo Carlson Gallas

Física Não Linear

Jorge Gabriel Gomes de Souza Ramos

Física das Partículas Elementares e Campos

José Roberto S. do Nascimento

Física das Partículas Elementares e Campos

Knut Bakke Filho

Física da Matéria Condensada

Laércio Losano

Física das Partículas Elementares e Campos

Marcos Cesar Santos Oriá

Física Atômica e Molecular/Dinâmica Não linear

Martine Patrícia A. Chevrollier

Física Atômica e Molecular

Paulo Cesar de Oliveira

Ótica

Paulo Sérgio Rodrigues da Silva

Física das Partículas Elementares e Campos

Sergio Andre Fontes Azevedo

Física da Matéria Condensada

Valdir Barbosa Bezerra

Gravitação e Cosmologia

3.1       Física da Matéria Condensada

Tem como objetivo estudar as propriedades de materiais em suas diversas fases. Ênfase na matéria condensada mole e física biológica; em particular, fluidos complexos, meios granulares e modelagem geométrica de materiais com defeitos topológicos. Investigam-se também sistemas quânticos dependentes do tempo.

3.2       Física das Partículas Elementares e Campos

Objetiva-se descrever os constituintes elementares da natureza e suas interações por meio do formalismo teórico da teoria de campos e pela fenomenologia de partículas. Estamos também interessados na construção de modelos teóricos e fenomenológicos além do Modelo Padrão das interações fundamentais e problemas da Cosmologia do Universo Primordial.

3.3       Física Nuclear

Estuda a estrutura dos núcleos e mecanismos de reações nucleares em geral com aplicações em astrofísica.

3.4       Gravitação e Cosmologia

Tem como objetivo estudar: os vários aspectos da interação gravitacional e fazer aplicações para compreender a origem e evolução do Universo; as flutuações quânticas associadas a campos de matéria, induzidas pela presença de defeitos topológicos.

3.5       Física Atômica e Molecular

Utiliza técnicas experimentais na pesquisa básica de Física Atômica e Molecular. Suas principais linhas de pesquisa são: Armadilhas Óticas e Estudos da Interação Átomo-superfície, Espectroscopia Atômica em Regime de Knudsen, Espectroscopia de Reflexão e Interação entre Átomos Neutros e Superfícies Dielétricas.

Subárea: Dinâmica Não-Linear

            Objetiva-se estudar, teórico e experimentalmente, sistemas cujas descrições matemáticas obedeçam a relações não lineares.

 

3.6       Ótica

Tem como objetivo estudar teórica e experimentalmente efeitos não-lineares, tais como a ação laser, a geração de segundo harmônico e a mistura de ondas. Além disso, temos interesse no desenvolvimento de instrumentação ótica baseada em processos interferométricos para aplicações metrológicas. Linhas de Pesquisa: Lasers, Ótica Não-Linear, Instrumentação Ótica.

4.         DA SELEÇÃO

O Processo de Seleção constará de 02 (duas) etapas. A primeira etapa será eliminatória. A segunda etapa será classificatória. São elas:

4.1       Exame de seleção, que será entendido como o resultado das provas do EXAME UNIFICADO DAS PÓS-GRADUAÇÕES EM FÍSICA (EUF). Tendo a nota do exame peso 04 (quatro) para o mestrado e para o doutorado.

4.2       Análise de Curriculum para o curso de Mestrado

a)      TITULAÇÃO: (peso 3,0)

Atividades

Pontuação Máxima

Média do Histórico Escolar da graduação

0,6

Disciplinas em cursos de pós-graduação na área do Programa

0,4

b)      ATIVIDADES DE PESQUISA (peso 2,0):

Atividades

Pontuação Máxima

Iniciação Científica

1,0/ano

c)      PRODUÇÃO ACADÊMICA (peso 1,0):

Trabalho Produzido

Pontuação Máxima

Apresentação de trabalhos/resumos em congressos

0,3

Publicação de trabalhos completos em revistas indexadas da área de física

0,3

Prêmios e distinções científicas

0,4

4.3       Análise de Curriculum para o curso de Doutorado

a)      TITULAÇÃO: (peso 3,0)

Atividades

Pontuação Máxima

Média do último Histórico Escolar

0,6

Título de Mestre

0,4

b)      PRODUÇÃO ACADÊMICA (peso 3,0):

Trabalho Produzido

Pontuação Máxima

Apresentação de trabalhos/resumos em congressos

0,2

Publicação de trabalhos completos em revistas indexadas da área de física

0,6

Prêmios e distinções científicas

0,2

5.         DOS RECURSOS

6.1       Quaisquer recursos sobre as deliberações da Comissão de Seleção caberão ao Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Física, da UFPB e deverão ser encaminhados pelo candidato de acordo com os prazos dispostos no item 7 (calendário da seleção).

6.2       A interposição de recursos deverá seguir os mesmo procedimentos e orientações exigidos para as inscrições (item 1 deste edital).

7.         DO CALENDÁRIO DA SELEÇÃO

Eventos

Datas

Abertura das inscrições

05/11/2014

Prazo para envio da documentação pelos correios

21/11/2014

Encerramento das inscrições  

01/12/2014

Homologação das inscrições e divulgação dos inscritos

02/12/2014

Período de avaliação dos candidatos

02 a 04/12/2014

Divulgação do Resultado Final

04/12/2014

Prazo para interposição de recursos

04 e 05/12/2014

Homologação do resultado final do concurso

05/12/2014

Início das aulas

02/03/2015

8.         DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

8.1       As cópias dos documentos apresentados nas inscrições estarão disponíveis para devolução aos candidatos não aprovados por um prazo de 30 (trinta) dias, a contar da publicação do resultado final do Concurso Seletivo.

8.2       O Programa oferecerá bolsas da CAPES Demanda Social e CNPq, cuja concessão se efetuará em função da disponibilidade das mesmas e segundo critérios fixados pelas Agências de Fomento e pela Comissão de Seleção (ordem de classificação). Até o mês de março, a previsão é de contarmos com a disponibilidade de 08 (oito) bolsas de doutorado e 12 (doze) de mestrado, havendo a possibilidade de, em curto prazo, serem disponibilizadas mais bolsas.

8.3       Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela Comissão de Seleção e Avaliação, composta pelo Colegiado do Programa.

8.4       Endereço de correio eletrônico (e-mail) para contato: secpos@fisica.ufpb.br

 

 

João Pessoa, 05 de novembro de 2014

 

 

Prof. Dr. Laércio Losano

Coordenador do PPGF


Baixar Arquivo