PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA (CCEN - PPGF)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: ALEX CAVALCANTI DO PRADO

DISCENTE: ALEX CAVALCANTI DO PRADO
DATA: 31/07/2023
LOCAL: https://meet.google.com/ywe-yjom-xds
TÍTULO: Filmes finos de Permalloy crescidos sob campo magnético e temperatura controlados
PALAVRAS-CHAVES: Filmes finos magnéticos. Permalloy. Crescimento com campo magnético. Instrumentação científica.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: O aumento vertiginoso do uso de dados na sociedade atual desencadeou uma frenética corrida na produção de mídias com capacidade de armazenamento cada vez maior e em novas formas de processar informação. Nesse contexto, a spintrônica tem trazido grandes contribuições ao propor uma nova forma de manipular e processar esses dados, usando não mais a carga do elétron, mas sim o spin como portador da informação. O estudo do crescimento de filmes finos e multicamadas magnéticas e de novas formas de controlar suas propriedades estruturais e magnéticas é de grande relevância para o desenvolvimento da spintrônica e tem implicações diretas na fabricação de mídias de gravação magnética de alta densidade, as quais são as mais utilizadas no armazenamento em grande escala. Com isso em mente, nosso grupo se propõe a investigar o efeito da aplicação simul- tânea de campo magnético e temperatura no crescimento de filmes finos. Em colaboração com pesquisadores dos Laboratórios Nacionais de Luz Síncrotron (LNLS) e de Nanotecnolo- gia (LNNano), situados em Campinas - SP, desenvolvemos um arranjo experimental original, baseado em ímãs permanentes de alta temperatura de trabalho (SmCo), que permite a de- posição simultânea de 3 filmes com configurações de campo distintas e com temperaturas de até 300∘ 퐶 no substrato, utilizando a técnica de magnetron sputtering. Nesse trabalho, investigamos como o campo magnético e temperatura interferem nas propriedades estruturais e magnéticas de filmes de permalloy-Py (푁 푖80 퐹 푒20 ) depositados sobre substratos de 푆푟푇 푖03 (STO) com orientação (001). Para cada temperatura de deposição, as amostras foram produzidas em três configurações simultâneas de campo magnético. A primeira delas com o campo no plano do filme [ao longo da direção (100) do STO], outra com o campo fora do plano do filme e uma terceira sem campo magnético (< 30 G, obtido por blindagem magnética com ferro doce). Utilizamos 4 temperaturas de deposição diferentes: 25∘ 퐶, 200∘ 퐶, 240∘ 퐶 e 280∘ 퐶. Além disso, fizemos duas séries variando a espessura do Py: 10nm e 25nm, totalizando 24 amostras com condições de deposição distintas. Realizamos caracterizações estruturais por meio de espectroscopia de raios-X por ener- gia dispersiva (EDS), difração de raios-X e microscopia de força atômica. A partir do EDS determinamos a composição química das amostras e observamos sua independência com o campo magnético e a temperatura de deposição. As demais caracterizações estruturais não foram conclusivas.A caracterização magnética foi feita a partir de três técnicas experimentais distintas: o magnetômetro a efeito Kerr magneto-óptico (MOKE ), o magnetômetro de amostra vibrante (VSM) e a ressonância ferromagnética (FMR). Os dados obtidos nos permitiram observar que todas as amostras apresentaram uma predominante anisotropia de forma, ou seja, a magnetização é confinada ao plano do filme, mas com mudanças sutis entre as diferentes orientações no plano do filme, a depender das condições de crescimento. Comparando as histereses de filmes crescidos com mesma temperatura, observamos o surgimento de um eixo fácil ao longo da direção do campo de deposição no plano e um eixo duro perpendicular a este, enquanto tal comportamento não está presente na amostra sem campo de deposição. Esse comportamento é confirmado pelas medidas de FMR.
Presidente - 3157388 - MARCIO MEDEIROS SOARES
Interno - 1199631 - SERGIO ANDRE FONTES AZEVEDO