PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA (CCEN - PPGF)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: LUIZ ALBERICO MARÇAL FRANCO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUIZ ALBERICO MARÇAL FRANCO
DATA: 27/07/2023
HORA: 09:00
LOCAL: https://meet.google.com/xcm-bjjw-vkc
TÍTULO: Nanopartículas de Fe-Co-O para eletrocatálise: síntese verde, estrutura, magnetismo e aprimoramento da reação de evolução de oxigênio com campo magnético in-situ.
PALAVRAS-CHAVES: Nanopartículas, Sistema Co-Fe-O, eletrocatálise, Reação de evolução de oxigênio, magneto-eletroquímica, propriedades magnéticas.
PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: Materiais nanoestruturados à base de óxidos de metais de transição têm despertado grande interesse para aplicação em eletrocatálise como substitutos potenciais para metais nobres de alto custo. Nesse contexto, materiais com estrutura cúbica do tipo espinélio, como a ferrita de cobalto (CoFe2O4), discutido no presente trabalho, apresenta resultados promissores para aplicação como eletrocatalisador na reação de evolução do oxigênio (OER). Um aspecto de grande potencial desse material e ainda pouco explorado é a possibilidade de usar um campo magnético externo para melhorar sua atividade eletrocatalítica. Neste trabalho, estudamos as propriedades estruturais, magnéticas e eletroquímicas de nanopartículas de ferrita de cobalto bifásica sintetizada por uma combinação das rotas sintéticas sol-gel e hidrotermal, utilizando agar-agar como agente quelante. Posteriormente, o pó obtido foi caracterizado por microscopia eletrônica de varredura por feixe de emissão de campo, difração de raios X, espectroscopia de infravermelho por transformada de Fourier, espectroscopia Raman, espectroscopia Mossbauer e medições magnéticas em função da temperatura e do campo magnético (FC e ZFC). A difração de raios X em conjunto com a espectroscopia Mossbauer confirmam a presença de ferritas bifásicas. A técnica de microscopia eletrônica de varredura mostra nanoestruturas de morfologia com predominância esférica. Do ponto de vista eletrocatalítico, a aplicação de um campo magnético de 170 mT à célula eletroquímica melhora o desempenho das nanopartículas como catalisadores para OER. A ferrita de cobalto nanoestruturada produzida apresentou desempenho eletrocatalítico superior, com sobrepotencial de 300 mV em 10 mA cm-2, inclinação Tafel de 55 mV dec-1, Cdl de 1,48 mF, ECSA de 37 cm², atividade específica de 12,59 mA cm-2 e atividade de massa de 1165 A g-1, com campo magnético aplicado. Sem campo aplicado, o sobrepotencial medido foi de 320 mV, inclinação Tafel de 65 mV dec-1 e Cdl de 0,96 mF cm-2, ECSA de 9.66 mA cm-2, atividade específica de 9,66 mA cm-2 e atividade de massa 580 A g-1.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1836312 - CHARLIE SALVADOR GONCALVES
Externo à Instituição - EDUARTO PÁDRON HERNÁNDEZ
Presidente - 3157388 - MARCIO MEDEIROS SOARES