PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA (CCEN - PPGF)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: EWERTON JEFERSON BARBOSA FERREIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EWERTON JEFERSON BARBOSA FERREIRA
DATA: 26/02/2024
LOCAL: Sala virtual meet.google.com/gmp-dedi-hvt
TÍTULO: Contribuições ao estudo do Movimento Browniano Quântico induzido por flutuações quânticas de vácuo em teorias escalares
PALAVRAS-CHAVES: flutuações quânticas. vácuo quântico. função de Wightman. movimento Browniano quântico. movimento Browniano quântico induzido.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: A matéria e suas interações, segundo a Teoria Quântica de Campos, é descrita por estruturas fundamentais denominadas de campos, que permeiam todo o Universo. Uma característica fundamental dos campos quânticos é que estes sempre flutuam. Nesse sentido, os conceitos de vácuo de acordo com as perspectivas clássica e da teoria quântica de campos são totalmente distintos. A primeira associa o vácuo como um estado de completo vazio. Por outro lado, o segundo ponto de vista, sugere que, na verdade, o vácuo (quântico) corresponde a uma estrutura caótica, em constante agitação e preenchido pelas flutuações quânticas de vácuo, decorrentes da criação e aniquilação de partículas virtuais. A real existência destas flutuações é um fato bem estabelecido. Sabe-se que as mesmas dão origem a fenômenos físicos, como os contemporâneos efeito Casimir e desvio de Lamb. Outro efeito, mais recente, é o movimento estocástico que partículas pontuais podem adquirir por influência destas flutuações quânticas de vácuo dos campos (ex. eletromagnético ou escalar). Esse fenômeno é conhecido na literatura como Movimento Browniano Quântico ou Movimento Browniano Quântico induzido (MBQI), em alusão ao Movimento Browniano clássico que uma partícula executa, quando se encontra suspensa em um fluido com temperatura finita. Esse é o tema central da presente tese. Após uma breve revisão sobre o formalismo necessário e os cálculos antecipados das funções de Wightman de frequência positiva, estuda-se o MBQI em três cenários distintos. Seguindo uma abordagem a la Langevin, na primeira parte do trabalho, calculamos a dispersão de velocidades de uma partícula em um condensado de Bose-Einstein com desclinação, que simula o vácuo de um universo em expansão de Friedmann-Lemaitre-Robertson-Walker (FLRW) com a presença de uma corda cósmica. De maneira geral, diferente do que se encontra na literatura, observamos anisotropias nas dispersões de velocidades por influência da desclinação. No segundo cenário, estudamos as influências de dois mecanismos de confinamento unidimensional sobre o MBQI de uma partícula acoplada a um campo escalar sem massa no espaço-tempo de Minkowski. No primeiro caso, visando complementar (e transcender) um paralelo observado na literatura, entre o MBQI por campo eletromagnético e escalar, investigamos o MBQI de uma partícula na presença de dois planos perfeitamente refletores sob condições de Dirichlet, Neumann e Mistas. No segundo caso estudamos os efeitos de uma compactificação unidimensional com condição quasiperiódica. Em cada situação as dispersões de velocidades e posição são calculadas, observando-se a existência de anisotropias e que o parâmetro associado ao confinamento (distância entre as placas e comprimento da compactificação) serve como uma escala natural para o sistema. Por último, analisamos o MBQI de uma partícula acoplada a um capo escalar sem massa em um espaço-tempo curvo. Tendo em vistas as dificuldades técnicas, consideramos o universo de Einstein, uma versão simplificada de espaço-tempo curvo, que corresponde ao universo estático de FLRW com constante de curvatura positiva. Nesse último estudo, todas as componentes da dispersão para o momento físico, assim como para os comprimentos físicos, são iguais, indicando uma manifestação das propriedades de isotropia e homogeneidade do modelo de universo.
Interno - 2664371 - ALBERT PETROV
Presidente - 2878555 - HERONDY FRANCISCO SANTANA MOTA